Buscar

Av - Subst. 2 - Literaturas da Língua Portuguesa II

4)

“Cecília entre os Leões Tudo percebo – a encomendação do corpo, o trabalho dos coveiros, o pó nas lápides, as lamúrias discretas das mulheres – e alheio a tudo, dentro de uma claridade que me ilumina por dentro e assemelha-se a um globo de espelhos em pedaços, com milhares de réstias que se cruzam, contemplo Cecília ao sol do meio-dia. Com os olhos (neles zumbem negros e rápidos leões), parece dizer-me: ‘Tenho 9 a minha vida nas mãos, Abel. Recebe-a. Mas ouve: o amor, artefato de difícil manejo, é cheio de botões secretos e de facas que à mínima imperícia ou distração saltam voando e lanham a carne’. Engano-me, eu, se nessa companheira reconheço a minha substância? Ela emerge de mim e da minha vigília tão semelhante a um sono prolongado – ela e os seus entes, uns nus, outros vestidos, uns sem armas, outros armados.

LINS, Osman. Obra. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

 

O escritor pernambucano Osman Lins (1924-1978) se dizia um apaixonado por narrativas. Ele foi autor de distintos gêneros literários, como contos, romances, teatro, narrativas de viagens e ensaios. Acerca de sua obra, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. Um dos mais significativos textos de Osman Lins, é "Lisbela e o Prisioneiro", uma alegoria do fazer romanesco. Trata-se de um texto que toca no aspecto da justiça seletiva e também da desigualdade social e econômica, colocando em xeque diversas das convenções sociais às quais estamos submetidos.

 

PORQUE

 

II. A reflexão sobre o ofício do escritor e o fazer literário é uma preocupação sua, atingindo o que Alfredo Bosi (2006) considera uma inovadora forma de organizar o todo narrativo. 

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

  • a)
  • As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
  • b)
  • As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
  • c)
  • A asserção I é uma proposição falsa e a II, uma proposição verdadeira.
  • d)
  • A asserção II é uma proposição falsa e a I, uma proposição verdadeira.
  • e)
  • As asserções I e II, são proposições falsas.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais