Buscar

Av - Subst. 2 - Literaturas da Língua Portuguesa II

3)

“E piorou um tico o tempo, em Minas entramos, serra-acima, com os cavalos esticados. Aí o truvisco; e buzegava. O ladeirão, ruim rampa, mas pegamos a ponta da chapada. Foi ver, que com o vento nas orelhas, o vento que não varêia de músicas. Tudo consabia bem, isto sim, digo; no remédio do trivial, espaço de chuva, a gente em avanço por esses tabuleiros: fazia rio, por debaixo, entre as pernas de meu cavalo. Sertão velho de idades. Porque – serra pede serra – e dessas, altas, é que o senhor vê bem: como é que o sertão vem e volta. Não adianta se dar as costas. Ele beira aqui, e vai beirar outros lugares, tão distantes. Rumor dele se escuta. Sertão sendo do sol e os pássaros: urubú, gavião – que sempre vôam, às imensidões, por sobre... Travessia perigosa, mas é a da vida. Sertão que se alteia e se abaixa. Mas que as curvas dos campos estendem sempre para mais longe. Ali envelhece vento. E os brabos bichos, do fundo dele...

Com trovôo. Trovoadão nos Gerais, a rôr, a rodo... Dali de lá, eu podia voltar, não podia? Ou será que não podia, não? Bambas asas... Sei ou o senhor sabe? Lei é asada é para as estrelas. Quem sabe, tudo o que já está escrito tem constante reforma – mas que a gente não sabe em que rumo está – em bem ou mal, todo-otempo reformando?”

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. p. 558.

 

Sobre a obra de Guimarães Rosa, analise as afirmativas a seguir:

I. Em Grande Sertão, o destaque se dá nas batalhas travadas pelos bandos de sertanejos rivais. A percepção e a sabedoria de Riobaldo sobre si próprio e a vida ficam em segundo plano.

II. Uma das temáticas mais presentes na obra de Guimarães Rosa – e de grande parte da literatura brasileira do século XX – é o sertão. Seus personagens são geralmente sertanejos: jagunços, vaqueiros, rurais.

III. É comum que se aluda a Guimarães Rosa como regionalista. Porém, esse sertão rosiano é muito mais que um espaço geográfico. Trata-se também de uma condição ontológica e espiritual.

IV. De toda a prosa que escreveu, entre contos e romances, talvez o que mereça maior destaque seja Grande sertão: veredas. A narrativa é um monólogo de Riobaldo, um sertanejo que interpela um interlocutor letrado e culto, contando sobre sua conturbada trajetória enquanto jagunço e sua relação ambígua com Diadorim. 

Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

  • a)
  • Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • b)
  • Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • c)
  • Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • d)
  • Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • e)
  • Apenas as afirmativas I e II estão corretas.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais