Buscar

Quais são os músculos envolvidos na inspiração e expiração durante o repouso e o exercício?

💡 4 Respostas

User badge image

Raoni Franco Verified user icon

Durante a respiração tranquila em repouso, os principais músculos envolvidos na inspiração são o diafragma e os músculos intercostais externos. O diafragma é um músculo em forma de cúpula que separa o tórax do abdômen e se contrai para puxar o tórax para baixo e expandir os pulmões. Os músculos intercostais externos estão localizados entre as costelas e se contraem para levantar a caixa torácica e expandir ainda mais os pulmões.

Durante a expiração em repouso, os pulmões se retraem naturalmente e as fibras elásticas do tecido pulmonar ajudam a empurrar o ar para fora. Os músculos intercostais internos, localizados entre as costelas, também ajudam a comprimir a caixa torácica e auxiliam na expiração.

Durante o exercício, a demanda de oxigênio aumenta e o corpo precisa trazer mais ar para atender a essa demanda. Para conseguir isso, o corpo usa músculos adicionais para ajudar na respiração. Os músculos escalenos, localizados no pescoço, e os músculos esternocleidomastóideos, localizados no tórax, podem auxiliar na inspiração durante o exercício. Os músculos abdominais, incluindo o reto abdominal e os oblíquos, também podem ajudar a comprimir o abdome e auxiliar na expiração durante o exercício.


1
Dislike0
User badge image

Isabella Costa

Durante a respiração tranquila em repouso, os principais músculos envolvidos na inspiração são o diafragma e os músculos intercostais externos. O diafragma é um músculo em forma de cúpula que separa o tórax do abdômen e se contrai para puxar o tórax para baixo e expandir os pulmões. Os músculos intercostais externos estão localizados entre as costelas e se contraem para levantar a caixa torácica e expandir ainda mais os pulmões.Durante a expiração em repouso, os pulmões se retraem naturalmente e as fibras elásticas do tecido pulmonar ajudam a empurrar o ar para fora. Os músculos intercostais internos, localizados entre as costelas, também ajudam a comprimir a caixa torácica e auxiliam na expiração.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais