Buscar

A solubilidade de uma substância é uma propriedade física muito importante, na qual se baseiam certos métodos de separação de misturas, de extração de

produtos naturais e de recristalização de substâncias. Adicionalmente, a solubilidade de compostos orgânicos em determinados solventes pode auxiliar na identificação de grupos funcionais presentes em tais compostos. Sobre a polaridade de compostos orgânicos  é correto afirmar: Os hidrocarbonetos são os compostos orgânicos mais solúveis em solventes polares.

O teste de solubilidade pode trazer informações importantes relativas aos grupo(s) funcional(ais) presente(s) nas moléculas da amostra analisada. A solubilidade delas nem sempre estará diretamente associada à estrutura química das moléculas do solvente.

Compostos orgânicos pertencentes ao grupo funcional dos sais orgânicos são classificados como apolares.

Em geral, todos os compostos orgânicos são apolares e a presença de grupos funcionais polares nesses compostos influencia pouco na sua solubilidade.

A presença de certos grupos funcionais em compostos orgânicos pode aumentar ou diminuir sua polaridade, e consequentemente, sua solubilidade em determinados solventes.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais