Buscar

(Teste seu conhecimento) Qual é a diferença entre arrependimento posterior é arrependimento eficaz? Há diferença?

Parabéns por colaborar com a comunidade PD, bons estudos!

Curta, salve e se inscreva!

Respostas

32 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Gabriel Gouveia

- ARREPENDIMENTO EFICAZ (RESIPISCÊNCIA ou ARREPENDIMENTO ATIVO): O agente INICIA a prática da conduta delituosa E COMPLETA A EXECUÇÃO DA CONDUTA, mas se arrepende do que fez e toma as providências para que o resultado inicialmente pretendido não ocorra. O RESULTADO NÃO OCORRE (se o resultado ocorrer, responde pelo delito consumado, sendo cabível apenas uma atenuante genérica – art. 65, III, b, primeira parte)). Responde apenas pelos atos já praticados. Desconsidera-se o “dolo inicial”, e o agente é punido apenas pelos danos que efetivamente causou. É cabível somente nos crimes materiais (por conta da necessidade de resultado naturalístico).

a) pressupõe o esgotamento dos atos executórios (a execução ocorre, o que não ocorre é o resultado. Por isso se chama arrependimento eficaz);

b) só tem cabimento nos crimes materiais, nos quais o tipo penal exige a ocorrência do resultado naturalístico para a sua consumação.

- ARREPENDIMENTO POSTERIOR: O agente completa a execução da atividade criminosa e o resultado efetivamente ocorre. Porém, após a ocorrência do resultado, o agente se arrepende E REPARA O DANO ou RESTITUI A COISA. 1. Só pode ocorrer nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa 2. Só tem validade se ocorre antes do recebimento da denúncia ou queixa. O agente tem a pena reduzida de 1/3 a 2/3. -> não é modalidade de tentativa qualificada. Cuida-se de causa de diminuição de pena ou minorante, incidente no caso de crimes consumados.

2
Dislike0
User badge image

Edi Ferreira da Silva

Impedimento de crime perfeito ou falho
1
Dislike0
User badge image

Aline Moreira

O arrependimento eficaz é semelhante a desistência, e também está prevista no artigo 15, a diferença é que no arrependimento, o agente já praticou todos os atos para atingir o resultado, mas interfere impedindo a consumação do crime.


Assim, no arrependimento eficaz a execução dos atos já aconteceu, exemplo: aplicou ou administrou o veneno e depois fornece o antídoto impedindo assim a consumação do crime.


Os efeitos do arrependimento eficaz são iguais ao da desistência, ou seja, o agente responde somente pelos atos já praticados.


Arrependimento Posterior


O arrependimento posterior, está previsto no artigo 16 do Código Penal, e sua compreensão é possível pela simples leitura do texto legal, veja:


Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de um a dois terços.


Trata-se de uma hipótese de redução de pena, diante da reparação do dano causado ou restituição da coisa subtraída por parte do agente.


Mas isso somente é possível nos crimes praticados sem violência ou grave ameaça, por ato voluntário do agente, até o recebimento da denúncia ou da queixa, conforme se depreende do texto legal.


O efeito para o agente no caso do arrependimento posterior é a redução da pena de 1/3 a 2/3.

1
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina