Buscar

(Teste seu conhecimento) Qual é a diferença entre questão prejudicial obrigatória e questão prejudicial facultativa?

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

A questão prejudicial obrigatória é uma questão que precisa ser resolvida antes de se poder continuar o processo principal. É uma questão que é obrigatória de ser resolvida para que o julgamento da ação principal possa prosseguir. Por exemplo, se houver uma questão prejudicial sobre a competência da Justiça, ela precisa ser resolvida antes que se possa prosseguir com o julgamento da ação principal.

Já a questão judicial facultativa é uma questão que não precisa ser resolvida para que o julgamento da ação principal possa prosseguir, mas que pode ser resolvida se o juiz ou o tribunal assim o desejar. É uma questão que é opcional de ser resolvida, e seu julgamento não afeta o julgamento da ação principal. Por exemplo, se houver uma questão judicial facultativa sobre a constitucionalidade de uma lei, ela pode ser resolvida pelo juiz ou pelo tribunal, mas se não for resolvida, não impede o julgamento da ação principal.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais