Buscar

Diferenças entre o princípio do inquisitório e do acusatório ?¿

💡 1 Resposta

User badge image

CLODOMIR ARAUJO

O sistema inquisitivo tem por característica a não preservação dos direitos e garantias fundamentais dos indivíduos. Esse tipo de sistema tem por escopo o rito sumário, e coloca nas mãos da figura do acusador, a produção de provas, o entendimento das mesmas e o poder de sentenciar a questão apresentada; julgamento este normalmente lastrado por ideologias e dogmatismos de ordem religiosa, onde se utiliza de todos os meios para preservação daquilo que um grupo ou seita considera como verdadeira e absoluta moral.

Já no sistema acusatório, cada qual em uma situação de conflito tem seu devido lugar no rito processual, ou seja, o sujeito que acusa,  o que defende e o que  julga. Dessa forma,  o sistema acusatório referenda o posicionamento constitucional do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa, em harmonia com os princípios do Direito Civil. Sendo assim, observamos que são sistemas completamente distintos entre si.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais