Buscar

Diferencie as vias aferentes e eferentes do sistema nervoso periferico somático?

💡 1 Resposta

User badge image

Isabella Kelly

As grandes vias aferentes levam aos centros nervosos suprassegmentares os impulsos nervosos originados nos receptores periféricos. Essas vias têm os seguintes elementos: o receptor, o trajeto periférico, o trajeto central e a área de projeção cortical.

a) o receptor – é uma terminação nervosa sensível ao estímulo. Existem receptores especializados para cada uma das modalidades de sensibilidade.

b) o trajeto periférico – compreende um nervo espinhal ou craniano e um gânglio sensitivo anexo a estes nervos.

c) o trajeto central – adentra no sistema nervoso central e constituem as vias aferentes que se agrupam em feixes (tratos, fascículos, lemniscos), de acordo com suas funções. O trajeto das vias aferentes compreende ainda núcleos relés (substância cinzenta), onde se localizam os neurônios de projeção (II, III e IV) e interneurônios.

d) a área de projeção cortical – é representada pelo córtex cerebral ou o córtex cerebelar; no primeiro caso, é possível processar diversos tipos de sensibilidade, e é consciente; no segundo caso, o impulso não determina manifestação sensorial, apenas integração motora; a via é inconsciente.

O processamento da informação é hierárquico, desde as regiões subcorticais e até as corticais. As regiões onde se originam os impulsos sensitivos possuem especificidades de acordo com os receptores, assim como na área cortical.

As vias aferentes são cadeias neuronais unindo os receptores ao córtex. No caso das vias inconscientes (cerebelares), esta cadeia é constituída apenas por dois neurônios (I, II). Já nas vias conscientes (cerebrais), estes neurônios são geralmente três, princípios gerais:

a) Neurônio I – localiza-se fora do sistema nervoso central, cujo corpo celular fica no gânglio do nervo. É pseudounipolar, cujo dendraxônio se bifurca em “T”, dando um prolongamento periférico e outro central. Ele pode ser bipolar. O prolongamento periférico liga-se ao receptor, enquanto o prolongamento central penetra no sistema nervoso central pela raiz dorsal dos nervos espinhais ou por um nervo craniano.

b) Neurônio II – localiza-se na coluna posterior da medula (substância cinzenta) ou em núcleos de nervos cranianos do tronco encefálico (exceto as vias óptica e olfatória). Originam axônios que cruzam o plano mediano. Ele entra na formação de um trato ou lemnisco.

c) Neurônio III – localiza-se no tálamo e origina um axônio que chega ao córtex por uma radiação talâmica (exceto a via olfatória).

As vias aferentes do tronco e membros penetram no sistema nervoso central pelos nervos espinhais.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais