Buscar

concreto armado calcular laje


De acordo com Pinheiro, Muzardo e Santos (2003), as lajes são elementos bidimensionais, isto é, aqueles em que a espessura é consideravelmente inferior às dimensões de comprimento e largura, sendo que as denominações de placas e elementos de superfície também podem ser utilizadas para caracterizar esse tipo de estrutura.  

No que se refere à laje quando em serviço, o artefato deve suportar e direcionar grande parte dos esforços de uma edificação. Além das cargas permanentes, como peso próprio do concreto e revestimentos, as lajes recebem os esforços relacionados às ações decorrentes da utilização dos espaços, mobiliário, entre outros, devendo transmitir os esforços aos apoios, ou seja, as vigas. 

As dimensões de uma laje maciça de concreto armado são delimitadas pelos apoios nas suas bordas. Assim, o traçado das lajes geralmente é também acompanhado pelas vigas e, consequentemente, compatibilizado com o posicionamento dos pilares. Nesse sentido, o cálculo de uma laje de concreto, em termos de espessura e distribuição da armadura, deve considerar todos esses aspectos. 

O croqui esquematizado a seguir considera a composição de três lajes de cobertura dispostas em uma edificação localizada em um centro urbano. Os traçados preliminares das lajes e vigas, bem como as suas dimensões e vãos teóricos, também podem ser visualizados. 

Considerando os conhecimentos adquiridos na Unidade I em termos de solicitações, concepção estrutural e pré-dimensionamento das lajes maciças, pede-se que se obtenham os dados iniciais necessários ao dimensionamento das lajes L1, L2 e L3: 

Dados importantes: concreto C25, aço CA-50 (φ = 6,3 mm)  

💡 2 Respostas

User badge image

Aly Azito

é um processo que passa por

  • predimensionamento
  • concepção estrutural
  • Determinação do aço e betão a usar
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais