Buscar

Dois estudos podem provar na Fisiologia

Dois estudos podem provar que o cérebro armazena memórias por um processo chamado “potenciação de longo prazo” (LTP, na sigla em inglês), conhecido há mais de trinta anos. A LTP consiste em um aumento constante da força das sinapsesconexões entre neurônios no córtex cerebral. Um dos trabalhos, coordenado por Johan Whitlock, do MIT, obteve evidências de que os processos de aprendizado desencadeiam o mecanismo. A equipe monitorou a atividade dos cérebros de ratos antes e depois de as cobaias aprenderem a evitar um choque suave e observou a ocorrência de LTP. Em outro estudo, Eva Pastalkova e colegas do SUNY Downstate Medical Center utilizaram um peptídeo (proteína) que impede o fortalecimento das sinapses. A administração do peptídeo em ratos, que haviam aprendido a evitar uma descarga elétrica, fez com que os animais perdessem a  memória que os alertava para o perigo do choque.

Em relação ao fato descrito na experimentação com animais nota-se a importância dos processos sinápticos na formação da memória, quando nos referimos a esses processos podemos de forma sucinta dizer qual os tipos de sinapses conhecidas. Assinale a alternativa correta:


💡 1 Resposta

User badge image

fucavetchurinai

Sinapse química e sinapse elétrica

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais