Buscar

Que outras relações você fez do filme Freud além da Alma com o que estudamos na Teoria Psicanalítica, quanto aos conceitos apresentados?

💡 1 Resposta

User badge image

Augusto Moraes

O filme "Freud além da Alma" retrata a vida de Sigmund Freud, o pai da psicanálise, e sua jornada no desenvolvimento e na aplicação dos conceitos psicanalíticos. Alguns dos conceitos e relações presentes no filme em relação à teoria psicanalítica são:

  1. Inconsciente: O filme aborda a importância do inconsciente na teoria psicanalítica, mostrando como Freud desenvolveu a noção de que nossos pensamentos, desejos e emoções podem ser influenciados por conteúdos inconscientes. Essa ideia é representada através das técnicas de associação livre e interpretação dos sonhos.
  2. Sexualidade infantil: Freud foi pioneiro em reconhecer a importância da sexualidade na infância. O filme mostra como Freud explorou essa ideia, observando a sexualidade infantil como uma parte natural do desenvolvimento psicossexual.
  3. Complexo de Édipo: O filme também retrata o conceito do complexo de Édipo, que descreve os sentimentos de amor e rivalidade que uma criança tem em relação aos pais. O filme apresenta a relação complexa entre Freud e sua filha Anna, que pode ser interpretada como um exemplo dessa dinâmica edipiana.
  4. Transferência: A noção de transferência é outra ideia central na teoria psicanalítica e é abordada no filme. A transferência ocorre quando os pacientes projetam sentimentos e emoções não resolvidos em relação a pessoas significativas de suas vidas, incluindo o próprio terapeuta. O filme retrata algumas situações em que a transferência é evidente nos pacientes de Freud.
  5. Repressão: A repressão, que é o mecanismo de defesa psicológica que impede que conteúdos indesejados ou perturbadores cheguem à consciência, também é abordada no filme. Freud investigou e explicou a repressão como uma forma de lidar com conflitos e emoções difíceis. O filme apresenta casos em que os personagens reprimem memórias traumáticas e desejos proibidos.

Essas são apenas algumas das relações entre o filme "Freud além da Alma" e os conceitos estudados na teoria psicanalítica. O filme retrata a vida e o trabalho de Freud de uma forma dramatizada, mas ainda oferece insights valiosos sobre sua contribuição para a psicanálise e os conceitos fundamentais que ele desenvolveu.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais