Buscar

As aneuploidias são alterações no número cromossômico do cariótipo que muito frequentemente acarretam anormalidades fenotípicas nos seus porta...

PERGUNTA 2

As aneuploidias são alterações no número cromossômico do cariótipo que muito frequentemente acarretam anormalidades fenotípicas nos seus portadores ou até mesmo a inviabilidade e sobrevida fetal. A idade materna avançada é uma das principais causas de aneuploidias fetais. Quando acontece uma alteração no número cromossômico de um gameta materno, por não disjunção no processo meiótico, denominamos esta alteração de:

               a.           Não disjunção pós-zigótica.

               b.           Não disjunção mista.

               c.            Não disjunção pré-zigótica.

               d.           Disjunção pós-zigótica.

               e.           Disjunção pré-zigótica.

💡 2 Respostas

User badge image

Biomunip

A resposta correta é a letra C

Questão A

Não disjunção pós-zigótica ocorre após a fertilização, durante as primeiras divisões celulares, e pode resultar em mosaico de células com diferentes anomalias cromossômicas.

Questão B

A não disjunção errada envolve uma combinação de não disjunção pré-zigótica e pós-zigótica, gerada em um mosaico com diferentes anomalias cromossômicas.

Questão C

A não disjunção pré-zigótica ocorre durante a divisão cromossômica das células germinativas maternas, antes da fecundação.

Isso significa que um dos ovócitos produzidos pela mulher possui um número anormal de cromossomos, geralmente uma cópia extra ou ausente de um cromossomo específico.

Quando o espermatozoide fecunda é um óvulo aneuploide, o embrião terá como consequência um número anormal de cromossomos em todas as suas células, o que transmitirá uma anomalia cromossômica e fenotípica.

Questão D

disjunção pós-zigótica refere-se à separação normal dos cromossomos durante as divisões celulares do embrião após a fertilização.

Questão E

disjunção pré-zigótica refere-se à separação normal dos cromossomos durante a meiose das células germinativas maternas.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais