5)
"A Libras é dotada de uma gramática composta a partir de elementos constitutivos das palavras ou itens lexicais que se estruturam, por sua vez, de mecanismos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos que apresentam também especificidades, mas seguem princípios básicos gerais, que precisam ser respeitados a fim de que a comunicação se estabeleça" (BRITO,1998, p.33).
BRITO, Lucinda Ferreira. Língua Brasileira de Sinais: Libras. In: BRASIL, Secretaria de Educação Especial. Língua Brasileira de Sinais. v. III. Organizado por Lucinda F. Brito et al. Brasília: SEESP, 1998.
Considerando a gramática da Libras, assinale a alternativa correta.
Selecione uma alternativa:
a)
No processo de derivação, o grande diferencial consiste no padrão do movimento, isto é, o movimento dos substantivos é longo e repetido ao passo que o movimento dos verbos é mais curto.
b)
A incorporação de numeral é frequentemente marcada com a alteração da configuração de mão, alterando também os parâmetros como localização, movimento, orientação das palmas e expressões não manuais.
c)
Na Libras, o apontamento é utilizado para marcar os pronomes pessoais e os pronomes demonstrativos. Para diferenciar os advérbios de lugar não é necessário utilizar expressão facial e nem o contexto da frase.
d)
Considerando os adjetivos na Libras, é de suma importância realizar a designação de gênero (masculino e feminino) ou de número (singular e plural), ou seja, os adjetivos não são neutros e, por essa razão, também costumam ser grafados com o @ no final.
e)
Uma das diferenças entre o estudo morfológico da língua portuguesa e da Libras refere-se ao fato de a Libras ser sintética, característica também vislumbrada em línguas orais como o grego e o latim.
gaby Lima
há 3 anos
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Carla Eduarda
há 3 anos
Carla Eduarda
há 3 anos