Buscar

A transmissão e a distribuição da malária humana

A transmissão e a distribuição da malária humana estão diretamente relacionadas à interação entre o vetor (mosquito anofelino), o parasito (espécies de Plasmodium) e o hospedeiro humano. Sua incidência é determinada por múltiplos fatores de diferentes naturezas, como os biológicos, ecológicos, sociopolítico-econômicos e culturais. Muitas vezes, esses focos assumem proporções epidemiológicas significativas, podendo ser, inclusive, de difícil controle, dando início a surtos, com complicações dos casos. Em relação e este tema e ao caso clínico desta unidade, avalie as afirmativas a seguir, assinalando as CORRETAS ou INCORRETAS. Marque Verdadeiro(V) ou falso(F).

  • () A ocupação de ambientes na região amazônica por populações provenientes de áreas não endêmicas expõe esta população migrante, que, por ser desprovida de imunidade adquirida contra a doença, à apresentar casos clinicamente mais graves que a população que reside em áreas endêmicas, de alta transmissão.
  • () Um caso introduzido em uma região onde não há transmissão de malária, embora seja área receptiva e vulnerável, pode ser início de transmissão autóctone, um dos motivos de o caso ilustrativo desta unidade ter sido diagnosticado tardiamente.
  • () As ações de controle de malária somente são eficazes com o controle do vetor; assim, interrompe-se a sua transmissão.
  • () As áreas favoráveis para a proliferação do vetor transmissor da malária somente são encontradas em ambientes naturais, como os igarapés, típicos da região amazônica.
  • () O fluxo populacional de áreas endêmicas para não endêmicas não tem influência direta na dinâmica da transmissão da doença, pois a ampla rede de diagnóstico do país faz com que esta doença seja interrompida antes de o caso ser introduzido.


💡 1 Resposta

User badge image

juliana

V

F

F

V

F

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais