Buscar

DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO

Certo Administrador de um condomínio residencial contrata uma empresa para executar serviço de portaria e segurança nas dependências daquela estrutura. Ao final de um ano, um dos porteiros percebe que não está recebendo corretamente seu salário e decide mover ação contra o Condomínio. Isso é possível? Por que?

Sim. Ainda que a legislação brasileira não normatize a responsabilidade solidária do tomador de serviços, os tribunais do Trabalho entendem dessa forma.

Sim. A relação de emprego não admite terceirização, logo o porteiro é empregado direto do condomínio.

 Não. Somente caberá o processo ao final da prestação de serviço por parte da empresa contratada para administrar a portaria.

Não. A responsabilidade é exclusiva da empresa contratada para administrar a portaria.

 Sim. A legislação brasileira reconhece a responsabilidade subsidiária da tomadora de serviços no caso de inadimplemento das obrigações trabalhistas.


💡 1 Resposta

User badge image

josy lima

Antes do advento da n. Lei 13.429, sancionada pelo então presidente Michel Temer, a terceirização vinha sendo regulamentada pela Súmula 331, do TST, que reconhecia a responsabilidade subsidiária da tomadora no caso de inadimplemento das obrigações trabalhistas. 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais