Buscar

A Cafeína é um alcaloide? Como caracterizar a cafeína quimicamente?

💡 1 Resposta

User badge image

Igor Santos

Sim, a cafeína é um alcaloide. Alcaloides são compostos orgânicos nitrogenados que são derivados de plantas e têm propriedades farmacológicas ativas.

Quimicamente, a cafeína é classificada como uma xantina, que é um tipo de alcaloide. A sua fórmula química é C8H10N4O2, e seu nome sistemático é 1,3,7-trimetilxantina.

A cafeína é uma substância cristalina, branca e amarga, que é solúvel em água quente e em solventes orgânicos como o clorofórmio e o metileno. Ela ocorre naturalmente em várias plantas, como o café, o chá, o cacau, o guaraná e algumas plantas de mate.

A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, o que pode levar a efeitos como aumento do estado de alerta, diminuição da fadiga, aumento do desempenho físico e mental, e aumento da diurese. Ela também pode ter efeitos adversos em altas doses, como irritabilidade, insônia, aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, e dependência em alguns casos.

Além de suas propriedades estimulantes, a cafeína também é utilizada em produtos farmacêuticos e em alimentos como um aditivo para melhorar o sabor e o aroma, ou como ingrediente em algumas formulações medicamentosas, devido às suas propriedades farmacológicas. A cafeína também é frequentemente usada como uma substância de estudo em pesquisas científicas devido aos seus efeitos conhecidos no sistema nervoso central.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais