Buscar

As transformações sociais decorrentes das Revoluções Industrial e Francesa acarretaram análises diferentes da sociedade contemporânea e o surgiment...

As transformações sociais decorrentes das Revoluções Industrial e Francesa acarretaram análises diferentes da sociedade contemporânea e o surgimento de diferentes maneiras de interpretar a relação entre a educação e a sociedade. Nos itens a seguir, avalie a correspondência entre o teórico destacado e as características de sua interpretação sobre a relação entre educação e sociedade.
I. Émile Durkheim – A educação tem a função de transmitir as tradições culturais e regras sociais, adaptando os indivíduos à vida social. Por isso, dedica muita atenção à educação, pois é por meio dela que os indivíduos tomam contato com o conjunto de conhecimentos, valores e normas válidas em uma sociedade, que são inculcados em todos os membros da sociedade.
II. Jean Jacques Rousseau – A educação deveria formar um homem novo, sintonizado com o mundo em constante progresso. A escola deveria corrigir aquilo de mal que o homem trazia desde seu nascimento, ajudando a se afastar de sua natureza, possibilitando desenvolver ao máximo suas potencialidades.
III. Karl Marx – Faz uma dura crítica à educação escolar de seu tempo, afirmando que a escola está a serviço dos propósitos da classe capitalista. Entende o trabalho como princípio educativo para superar a alienação. O mundo do trabalho não deve estar alheio à aprendizagem escolar, pois, ao executar uma determinada atividade profissional, também realiza uma forma de aprendizagem.
IV. Anísio Teixeira – Defende que a educação brasileira nos anos 1930 precisa passar por grandes transformações. Participa dos muitos debates para que a educação atenda aos desafios dos novos tempos, integrando o lançamento do conhecido Manifesto dos Pioneiros, importante na tarefa de efetivar a educação como direito para todos.

a. I, II e IV.
b. I, III, IV.
c. I e II.
d. I, II e III.
e. I e IV.

Essa pergunta também está no material:

fundamentos históricos e filosóficos da educação
8 pág.

Pedagogia Uningá Centro UniversitárioUningá Centro Universitário

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa d) I, II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais