Logo Passei Direto
Buscar

Literatura Brasileira

Colégio Objetivo
II. Entre a paisagem o rio fluía como uma espada de líquido espesso. Como um cão humilde e espesso. Entre a paisagem (fluía) de homens plantados na lama; de casas de lama plantadas em ilhas coaguladas na lama; paisagem de anfíbios de lama e lama. Como o rio aqueles homens são como cães sem plumas (um cão sem plumas é mais que um cão saqueado; é mais que um cão assassinado. Um cão sem plumas é quando uma árvore sem voz. É quando de um pássaro suas raízes no ar. É quando a alguma coisa roem tão fundo até o que não tem). [...] MELO NETO, J. C. Cão sem plumas. In: ___________. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p. 103. O excerto acima compõe o texto Cão sem plumas, de João Cabral de Melo de Neto, o qual tem o Rio Capibaribe como "personagem". Com base na leitura do poema e nas características do poeta, assinale a alternativa que melhor caracteriza a obra do autor.


a) Os versos destacam o uso formal da gramática e a paisagem descrita de maneira exuberante.
b) A obra, datada de 1950, é composta a partir da conexão de discurso poético em versos brancos e livres com o espaço referencial.
c) O trecho ressalta a paisagem nordestina, espaço único explorado pelo poeta ao longo de sua obra.
d) Cão sem plumas apresenta a relação entre discurso poético e espaço referencial.
e) O Rio Capibaribe é o espaço referencial da obra, enquanto a estrutura da obra assume a assimetria dos versos e disposição espacial semelhante ao concretismo.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada alternativa em relação ao poema "Cão sem plumas" de João Cabral de Melo Neto: a) Os versos destacam o uso formal da gramática e a paisagem descrita de maneira exuberante. Falso, a obra de Cabral é conhecida por sua linguagem mais direta e menos exuberante, além de um uso menos formal da gramática. b) A obra, datada de 1950, é composta a partir da conexão de discurso poético em versos brancos e livres com o espaço referencial. Verdadeiro, "Cão sem plumas" utiliza versos livres e brancos, e há uma forte conexão com o espaço referencial, que é o Rio Capibaribe. c) O trecho ressalta a paisagem nordestina, espaço único explorado pelo poeta ao longo de sua obra. Verdadeiro, a obra de Cabral frequentemente explora a paisagem nordestina, e o trecho em questão reflete isso. d) Cão sem plumas apresenta a relação entre discurso poético e espaço referencial. Verdadeiro, a obra realmente estabelece uma relação entre o discurso poético e o espaço referencial, que é o Rio Capibaribe. e) O Rio Capibaribe é o espaço referencial da obra, enquanto a estrutura da obra assume a assimetria dos versos e disposição espacial semelhante ao concretismo. Parcialmente verdadeiro, o Rio Capibaribe é o espaço referencial, mas a estrutura não é exatamente semelhante ao concretismo, embora tenha elementos de experimentação. Analisando as alternativas, as que estão corretas são b), c) e d). No entanto, como a pergunta pede a alternativa que melhor caracteriza a obra do autor, a alternativa que abrange a relação entre discurso poético e espaço referencial de forma mais direta é a d). Portanto, a alternativa correta é: d) Cão sem plumas apresenta a relação entre discurso poético e espaço referencial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra d) Cão sem plumas apresenta a relação entre discurso poético e espaço referencial. Nessa obra, João Cabral de Melo Neto utiliza a descrição da paisagem do Rio Capibaribe para explorar a relação entre o discurso poético e o espaço geográfico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual a poesia citada acima?


a) Não é possível identificar a poesia.
b) De primeiro, eu fazia e mexia, e pensar não pensava — Carlos Drummond de Andrade.
c) Estou de range rede — de Leandro Gomes de Barros.
d) O diabo existe e não existe. Dou o dito — de Sousândrade.
e) Eu sou trezentos — de Manuel Bandeira.

Essas melancolias. O senhor vê: existe cachoeira; e pois? Mas cachoeira é barranco de chão, e água caindo por ele, retombando; o senhor consome essa água, ou desfaz o barranco, sobra cachoeira alguma? Viver é negócio muito perigoso... ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. 19. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, p. 26. Os vocábulos destacados no excerto anterior representam um elemento característico da obra de Guimarães Rosa. Qual é esse elemento?


a) Arcaísmos
b) Expressões locais
c) Neologismos
d) Estrangeirismos
e) Regionalismos

Mais conteúdos dessa disciplina