Buscar

Por que temos transformadores trifásicos nas redes? I II III Transformadores trifásicos têm melhor rendimento. Os motores industriais e cargas na s...

Por que temos transformadores trifásicos nas redes?
I
II
III
Transformadores trifásicos têm melhor rendimento.
Os motores industriais e cargas na sua maioria são trifásicos, melhor rendimento.
Rede trifásica tem menor fiação e maior rendimento.
a) Todas as alternativas estão corretas.
b) Apenas as alternativas I e II estão corretas.
c) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
d) Apenas a alternativa III está correta.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios de Transformadores
1 pág.

Eletricidade Básica

💡 2 Respostas

User badge image

Celso Bortoletto

A alternativa correta é a letra c) Apenas as alternativas I e III estão corretas.

As alternativas I e II afirmam que transformadores e motores trifásicos têm melhor rendimento, o que é verdadeiro.

Já a alternativa III afirma que redes elétricas trifásicas têm menor fiação e maior rendimento, o que também é verdadeiro. Isso acontece porque, em uma rede trifásica, é possível transmitir a mesma potência elétrica com menor corrente elétrica, o que significa menor perda de energia em forma de calor (efeito Joule) ao longo dos cabos. Além disso, as redes trifásicas permitem o uso de transformadores trifásicos, que têm melhor rendimento, como já mencionado.





2
Dislike0
User badge image

Anderson de Freitas

A resposta correta é a alternativa B: apenas as alternativas I e II estão corretas.


Os transformadores trifásicos são utilizados nas redes elétricas por diversas razões, dentre as quais destacam-se o melhor rendimento e a maior eficiência na transmissão de energia elétrica.


A afirmação I está correta, uma vez que os transformadores trifásicos possuem melhor rendimento do que os transformadores monofásicos, pois utilizam o fluxo magnético comum às três fases, o que diminui as perdas no núcleo do transformador.


A afirmação II também está correta, pois a maioria das cargas industriais são trifásicas, assim como os motores elétricos trifásicos, que apresentam maior eficiência e menor custo em relação aos motores monofásicos. O uso de transformadores trifásicos permite, portanto, que essas cargas sejam alimentadas de forma mais eficiente e com menor custo.


A afirmação III, porém, não é verdadeira. Embora seja verdade que as redes elétricas de distribuição de energia elétrica sejam, em sua maioria, trifásicas, isso não se deve ao fato de que as redes trifásicas apresentam menor fiação e maior rendimento. A escolha de uma rede elétrica trifásica ou monofásica depende de diversos fatores, como a demanda de energia elétrica da região, a distância entre as fontes geradoras e os consumidores, o tipo de carga a ser alimentada, dentre outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais