Buscar

Fale sobre a formação do intérprete de Libras e suas áreas de atuação. A formação de docentes interprete para o ensino de libras nas series inicia...

Fale sobre a formação do intérprete de Libras e suas áreas de atuação.

A formação de docentes interprete para o ensino de libras nas series inicias do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em cursos de graduação, de licenciatura plena em Letras: Libras ou Língua Portuguesa, realizado através de cursos de educação profissional reconhecidos pelo sistema que os credenciou, cursos de extensão universitária e cursos de formação de continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por secretarias de educação.
A formação de docentes para o ensino de Libras na educação infantil e a nos iniciais do ensino fundamental deve ser realizada com curso de pedagogia, viabilizando a formação bilíngue.
As pessoas surdas têm prioridade nos cursos de formação, e a formação de instrutor de libras em nível médio, é realizada por meio de cursos de educação profissional, cursos de formação continuada e deve ser realizada por organizações da sociedade civil representativada comunidade surda.
O interprete está completamente envolvido na interação comunicativa, com poder completo para influenciar o objeto e o produto da interpretação, processar a informação dada na língua e fazer escolhas estruturais e pragmáticas na língua alvo que devem se aproximar da língua fonte, assim deve ter conhecimento técnico para que as escolhas sejam tecnicamente certas, por isso o processo de interpretar é bastante complexo.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE LIBRAS
7 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O intérprete de Libras é um profissional responsável por mediar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, utilizando a Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação. Sua formação e áreas de atuação podem variar de acordo com o contexto em que atua. Para atuar como intérprete de Libras no ensino de Libras nas séries iniciais do ensino fundamental, ensino médio e educação superior, é necessário ter formação em nível superior, por meio de cursos de graduação em Letras: Libras ou Língua Portuguesa, reconhecidos pelo sistema de ensino. Além disso, também é possível realizar cursos de extensão universitária e formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas pelas secretarias de educação. Já para atuar como intérprete de Libras na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, é necessário ter formação em curso de Pedagogia, possibilitando a formação bilíngue. É importante ressaltar que pessoas surdas têm prioridade nos cursos de formação de intérpretes de Libras. Além disso, a formação de instrutores de Libras em nível médio é realizada por meio de cursos de educação profissional e formação continuada, sendo conduzida por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda. O trabalho do intérprete de Libras envolve uma interação comunicativa completa, com poder para influenciar o objeto e o produto da interpretação. Ele processa a informação dada na língua e faz escolhas estruturais e pragmáticas na língua alvo, buscando se aproximar da língua fonte. Portanto, é necessário ter conhecimento técnico para realizar escolhas linguisticamente corretas. O processo de interpretação é complexo e exige habilidades específicas do profissional.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais