Buscar

1. Conceitue textura e aponte a importância do seu conhecimento para o planejamento agrícola. 2. Como a textura do solo pode influenciar na retençã...

1. Conceitue textura e aponte a importância do seu conhecimento para o planejamento agrícola.
2. Como a textura do solo pode influenciar na retenção e disponibilidade de nutrientes?
3. Quais são as 3 fases para obtenção da textura do solo em laboratório pelo método da pipeta. Explique cada uma delas.
4. A textura do solo pode ser obtida em análise de campo e de laboratório. Explique como se deve proceder em campo para saber qual sólida do solo se encontra em maior quantidade.
5. Por que se usa um dispersante químico para análise granulométrica do solo? Em que tipo de solo seria mais necessário em um arenoso ou argiloso?
6. A dispersão das do solo durante a análise de textura é obtida por meio de métodos químicos e mecânicos. No método químico se utiliza hidróxido de Na ou Hexametafosfato de Na. Explique porque o Na é utilizado como elemento padrão na dispersão das particulas do solo.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. A textura do solo refere-se à proporção relativa de partículas de diferentes tamanhos presentes nele, como areia, silte e argila. O conhecimento da textura do solo é importante para o planejamento agrícola, pois influencia diretamente a capacidade de retenção de água, aeração, drenagem, disponibilidade de nutrientes e a escolha adequada de culturas. 2. A textura do solo pode influenciar na retenção e disponibilidade de nutrientes devido à sua capacidade de retenção de água e cátions. Solos com maior teor de argila têm maior capacidade de retenção de água e nutrientes, enquanto solos arenosos têm menor capacidade de retenção, o que pode levar à lixiviação de nutrientes. 3. O método da pipeta é utilizado para determinar a textura do solo em laboratório e envolve três fases: dispersão, sedimentação e leitura. Na fase de dispersão, o solo é misturado com um dispersante químico para separar as partículas. Na fase de sedimentação, as partículas se depositam em diferentes camadas de acordo com seu tamanho. Na fase de leitura, as camadas são medidas e a porcentagem de cada tamanho de partícula é calculada. 4. Para determinar a textura do solo em campo, pode-se utilizar o método do "tato". Esfregando uma pequena quantidade de solo entre os dedos, é possível identificar a presença de partículas de diferentes tamanhos. Se o solo se sentir arenoso, indica uma maior quantidade de partículas de areia. Se o solo se sentir pegajoso e moldável, indica uma maior quantidade de partículas de argila. 5. Um dispersante químico é usado na análise granulométrica do solo para separar as partículas e evitar a aglomeração. Em solos arenosos, onde as partículas são maiores e tendem a se aglomerar, o uso de um dispersante químico é mais necessário para obter uma dispersão adequada das partículas. 6. O hidróxido de sódio (NaOH) ou o hexametafosfato de sódio (NaPO3) são utilizados como dispersantes químicos na análise de textura do solo porque o sódio (Na) é um elemento padrão que possui alta capacidade de troca catiônica e pode substituir outros cátions adsorvidos nas partículas do solo, promovendo a dispersão das partículas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais