Buscar

Sobre a Escola Histórica do Direito e o Positivismo Jurídico, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta: I- A Escola Históric...

Sobre a Escola Histórica do Direito e o Positivismo Jurídico, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:

I- A Escola Histórica do Direito é uma das vertentes do pensamento jurídico moderno que, de forma distinta ao pensamento Exegético, entende que há uma fonte do Direito para além do Estado que é a tradição, ou o 'espírito cultural', de uma sociedade que condiciona a produção do Direito.
II- Escola Histórica de Direito e Positivismo Jurídico são sinônimos e significam a mesma coisa, qual seja, a de que o Direito nasce exclusivamente da positivação feita pelo legislador histórico.
III- Para a Escola Histórica do Direito, o Estado e sua forma legislativa não é a única fonte de Direito, uma vez que a ideia de justiça de uma sociedade nasce do processo de evolução história de um povo.
IV- Como Direito e História são expressões da cultura de um povo, a Escola Histórica de Direito defende que todo jurista deve ser um historiador da lei.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Fundamentos Filosoficos do Direito - Avaliação Online 1 (AO1)
5 pág.

Fundamentos Filosóficos do Direito OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: As sentenças I e IV estão corretas. A Escola Histórica do Direito entende que há uma fonte do Direito para além do Estado, que é a tradição ou o "espírito cultural" de uma sociedade. Além disso, a Escola Histórica de Direito defende que todo jurista deve ser um historiador da lei, pois o Direito e a História são expressões da cultura de um povo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais