Buscar

3.Nos anos de 1889 até 1930, o Brasil passa a ter uma tomada do poder por parte dos civis via eleição que empossou Prudente de Morais, em 1894, abr...

3.Nos anos de 1889 até 1930, o Brasil passa a ter uma tomada do poder por parte dos civis via eleição que empossou Prudente de Morais, em 1894, abrindo as portas para um período da história política nacional cuja nomeação é a mais variada. Você já deve ter ouvido falar em “Primeira República”, ou “República Velha”, ou “República Oligárquica”, ou, ainda, em “República do Café com Leite”.
Qual o principal motivo para este período possuir essas nomenclaturas?
A) O fato de o carro-chefe da economia nacional ser a exportação do café produzido em grandes latifúndios e de a política ser articulada em torno dos interesses paulistas e mineiros.
B) O fato de o carro-chefe da economia internacional ser a importação do café produzido em grandes latifúndios e de a política ser articulada em torno dos interesses nacionais.
C) O fato de o carro-chefe da economia nacional ser a exportação do leite produzido em grandes latifúndios e de a política ser articulada em torno dos interesses paulistas e cariocas.
D) O fato de o carro-chefe da política nacional ser a expropriação do café produzido em grandes latifúndios e de a política ser articulada em torno dos interesses cariocas e mineiros.


a) O fato de o carro-chefe da economia nacional ser a exportação do café produzido em grandes latifúndios e de a política ser articulada em torno dos interesses paulistas e mineiros.
b) O fato de o carro-chefe da economia internacional ser a importação do café produzido em grandes latifúndios e de a política ser articulada em torno dos interesses nacionais.
c) O fato de o carro-chefe da economia nacional ser a exportação do leite produzido em grandes latifúndios e de a política ser articulada em torno dos interesses paulistas e cariocas.
d) O fato de o carro-chefe da política nacional ser a expropriação do café produzido em grandes latifúndios e de a política ser articulada em torno dos interesses cariocas e mineiros.

Essa pergunta também está no material:

Formação social, histórica e política do brasil - Avaliação I - Gabaritada
4 pág.

Formação Social, Histórica e Política do Brasil UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa A) O fato de o carro-chefe da economia nacional ser a exportação do café produzido em grandes latifúndios e de a política ser articulada em torno dos interesses paulistas e mineiros. Esse período da história política brasileira ficou conhecido como "República do Café com Leite" devido à influência política e econômica das oligarquias cafeicultoras de São Paulo e Minas Gerais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais