Buscar

3- Paciente do sexo masculino, 23 anos, relata que teve uma sensação intensa indolor na área escrotal por 5 meses, relata atividade física normal, ...

3- Paciente do sexo masculino, 23 anos, relata que teve uma sensação intensa indolor na área escrotal por 5 meses, relata atividade física normal, não trabalha carregando peso, não se lembra de trauma na área, não tem queixas urinárias, não fuma e de modo geral parece saudável. Os sinais vitais estão estáveis, o exame do coração e pulmão estão normais. No exame do abdome existe uma massa palpável na fossa ilíaca direita (aproximadamente 6 cm de diâmetro). Nos órgãos genitais externos observa-se uma massa indolor de aproximadamente 5 cm no testículo direito, que não apresenta penetração com transluminação. O exame do reto é inexpressivo.
a) Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Considerando a massa indolor no testículo direito e a idade, o paciente pode estar apresentando Câncer de Testículo, sendo uma neoplasia de maior incidência em jovens.

b) Qual a explicação anatômica para o caso?
A considerar a massa palpável no abdome, o câncer está em estágio II (onde já ocorre a metástase), se disseminando por metástase linfonodal, causada pela invasão do funículo espermático, para os linfonodos do abdome (retroperitoneais), utilizando os linfonodos inguinais superficiais. Ou, ainda, a massa pode estar obstruindo o Sistema Linfático, causando adenite e provocando o inchaço no abdome.

O paciente apresenta uma massa palpável na fossa ilíaca direita (aproximadamente 6 cm de diâmetro).
Nos órgãos genitais externos observa-se uma massa indolor de aproximadamente 5 cm no testículo direito, que não apresenta penetração com transluminação.
Considerando a massa indolor no testículo direito e a idade, o paciente pode estar apresentando Câncer de Testículo, sendo uma neoplasia de maior incidência em jovens.
A considerar a massa palpável no abdome, o câncer está em estágio II (onde já ocorre a metástase), se disseminando por metástase linfonodal, causada pela invasão do funículo espermático, para os linfonodos do abdome (retroperitoneais), utilizando os linfonodos inguinais superficiais.
A massa pode estar obstruindo o Sistema Linfático, causando adenite e provocando o inchaço no abdome.

Essa pergunta também está no material:

Prova de Pelve - Casos Clínicos
4 pág.

Anatomia Humana II Universidade do Estado do AmazonasUniversidade do Estado do Amazonas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A hipótese diagnóstica mais provável para o caso descrito é o câncer de testículo, devido à presença da massa indolor no testículo direito e à idade do paciente, uma vez que essa neoplasia é mais comum em jovens. A explicação anatômica para o caso é que a massa palpável no abdome indica que o câncer está em estágio II, com metástase linfonodal. Isso ocorre devido à invasão do funículo espermático, que leva à disseminação para os linfonodos do abdome (retroperitoneais), incluindo os linfonodos inguinais superficiais. Além disso, a massa pode estar obstruindo o sistema linfático, causando adenite e provocando o inchaço no abdome.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image