Buscar

Qual a importância do isolamento bacteriano? Quais as técnicas empregadas no isolamento bacteriano e como são realizadas? A aplicação dos meios de...

Qual a importância do isolamento bacteriano? Quais as técnicas empregadas no isolamento bacteriano e como são realizadas?

A aplicação dos meios de cultura em um estudo, auxilia na identificação dos microrganismos que podem provocar infecções, alergias e, até mesmo, a contaminação da água ou alimentos.
As técnicas de semeadura são o método pelo qual se transfere inóculos bacterianos de um meio de cultura ou material a ser analisado (secreções, alimentos) para um outro meio de cultura.
Para garantir que apenas o microrganismo desejado seja semeado, são utilizadas as técnicas assépticas: procedimentos que devem ser adotados visando a não contaminação de materiais, meios e culturas.
As técnicas de semeadura em meios sólidos em tubos são: estria sinuosa, estria reta, picada central e picada em profundidade.
As técnicas de semeadura em meios sólidos em placas de Petri são: pour-plate ou disseminação (método em profundidade), estria simples e esgotamento em estrias ou estrias múltiplas.

Essa pergunta também está no material:

exercicio microbiologia basica
11 pág.

Microbiologia Universidade Cidade de São PauloUniversidade Cidade de São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O isolamento bacteriano é de extrema importância para identificar e estudar microrganismos que podem causar infecções, alergias e contaminação de água e alimentos. Existem várias técnicas empregadas no isolamento bacteriano, como: 1. Técnicas de semeadura em meios sólidos em tubos: - Estria sinuosa: consiste em fazer movimentos sinuosos com uma alça de inoculação sobre a superfície do meio de cultura. - Estria reta: envolve a realização de uma linha reta com a alça de inoculação sobre o meio de cultura. - Picada central: consiste em fazer uma picada no centro do meio de cultura com a alça de inoculação. - Picada em profundidade: envolve a introdução da alça de inoculação no meio de cultura, fazendo uma picada profunda. 2. Técnicas de semeadura em meios sólidos em placas de Petri: - Pour-plate ou disseminação (método em profundidade): consiste em adicionar uma amostra bacteriana líquida na placa de Petri e, em seguida, adicionar o meio de cultura derretido. Após a solidificação, as bactérias estarão tanto na superfície quanto no interior do meio. - Estria simples: envolve a realização de uma única estria com a alça de inoculação sobre a superfície do meio de cultura. - Esgotamento em estrias ou estrias múltiplas: consiste em fazer várias estrias paralelas na superfície do meio de cultura. Essas técnicas são realizadas de forma asséptica, ou seja, seguindo procedimentos para evitar a contaminação de materiais, meios e culturas. Dessa forma, é possível garantir que apenas o microrganismo desejado seja semeado e estudado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais