Logo Passei Direto
Buscar

Microbiologia

Colégio Objetivo
Qual a importância do isolamento bacteriano? Quais as técnicas empregadas no isolamento bacteriano e como são realizadas?

A aplicação dos meios de cultura em um estudo, auxilia na identificação dos microrganismos que podem provocar infecções, alergias e, até mesmo, a contaminação da água ou alimentos.
As técnicas de semeadura são o método pelo qual se transfere inóculos bacterianos de um meio de cultura ou material a ser analisado (secreções, alimentos) para um outro meio de cultura.
Para garantir que apenas o microrganismo desejado seja semeado, são utilizadas as técnicas assépticas: procedimentos que devem ser adotados visando a não contaminação de materiais, meios e culturas.
As técnicas de semeadura em meios sólidos em tubos são: estria sinuosa, estria reta, picada central e picada em profundidade.
As técnicas de semeadura em meios sólidos em placas de Petri são: pour-plate ou disseminação (método em profundidade), estria simples e esgotamento em estrias ou estrias múltiplas.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O isolamento bacteriano é de extrema importância para identificar e estudar microrganismos que podem causar infecções, alergias e contaminação de água e alimentos. Existem várias técnicas empregadas no isolamento bacteriano, como: 1. Técnicas de semeadura em meios sólidos em tubos: - Estria sinuosa: consiste em fazer movimentos sinuosos com uma alça de inoculação sobre a superfície do meio de cultura. - Estria reta: envolve a realização de uma linha reta com a alça de inoculação sobre o meio de cultura. - Picada central: consiste em fazer uma picada no centro do meio de cultura com a alça de inoculação. - Picada em profundidade: envolve a introdução da alça de inoculação no meio de cultura, fazendo uma picada profunda. 2. Técnicas de semeadura em meios sólidos em placas de Petri: - Pour-plate ou disseminação (método em profundidade): consiste em adicionar uma amostra bacteriana líquida na placa de Petri e, em seguida, adicionar o meio de cultura derretido. Após a solidificação, as bactérias estarão tanto na superfície quanto no interior do meio. - Estria simples: envolve a realização de uma única estria com a alça de inoculação sobre a superfície do meio de cultura. - Esgotamento em estrias ou estrias múltiplas: consiste em fazer várias estrias paralelas na superfície do meio de cultura. Essas técnicas são realizadas de forma asséptica, ou seja, seguindo procedimentos para evitar a contaminação de materiais, meios e culturas. Dessa forma, é possível garantir que apenas o microrganismo desejado seja semeado e estudado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Descreva as principais estruturas da célula eucariótica e suas funções.

Células eucariontes possuem um núcleo definido, delimitado pelo envelope nuclear.
Células apresentam membrana plasmática, citoplasma e material genético, o qual pode estar ou não no núcleo.
A membrana plasmática da célula é responsável por controlar o que entra e o que sai, funcionando como uma barreira seletiva.

Descreva as principais estruturas da célula procarionte e suas funções.

Membrana plasmática: controla a troca de substâncias da célula com o meio externo;
Parede celular: confere forma à célula;
Pilus: possibilita a fixação da bactéria ao meio;
Ribossomo: estrutura responsável pela produção de proteínas.

Disserte sobre a morfologia e aspectos macroscópicos das colônias bacterianas e sua importância.

8. Descreva a morfologia das células bacterianas.
9. Descreva os arranjos das células bacterianas.
10. Em geral, como o material genético das bactérias se apresenta?
11. Descreva os plasmídeos bacterianos e sua importância.
12. Descreva o ribossomo bacteriano e compare com o ribossomo eucariótico.


13. Descreva as inclusões citoplasmáticas bacterianas.

Algumas bactérias podem ter em seus citoplasmas inclusões que atuam como reserva de algum nutriente ou apresentam funções especiais.
As inclusões citoplasmáticas são diversas substâncias intracelulares acumuladas no citoplasma que não realizam nenhuma atividade metabólica e não estão unidas a membranas.
As inclusões são constituídas por nutrientes armazenados, produtos de secreção e grânulos de pigmentos.

14. Descreva a parede celular de bactérias Gram negativas e como se apresentam na coloração de Gram.

As bactérias gram negativas apresentam uma camada fina de peptideoglicano, um periplasma e uma membrana externa contendo LPS.
O LPS é extremamente imunogênico e é considerado uma endotoxina que pode causar choque ao paciente, pode ser utilizado para identificar gram negativas em laboratório.

15. Descreva a parede celular de bactérias Gram positivas e como se apresentam na coloração de Gram.

As bactérias gram positivas apresentam uma camada delgada de peptidoglicano e a presença e a presença de ácidos teicóicos e lipoteicóicos.
Os ácidos teicóicos e lipoteicóicos regulam o movimento de cátions para dentro e para fora da célula, ajudam a regular a divisão celular e fornecem boa parte da especificidade antigênica da parede, o que permite a identificação de bactérias.

16. Descreva a parede celular de bacilos álcool-ácido resistentes e como se apresentam na coloração de Ziehl-Neelsen.

Paredes celulares com alto teor de lipídeos (cerca de 60%, principalmente de Ácido micólico), que quando tratadas pelo corante Fucsina fenicada, coram-se de vermelho e persistem ao descoramento subsequente por uma solução de Álcool-ácido forte (diferenciador).
É por isto que são conhecidas por Bacilos Álcool-Ácido Resistentes (BAAR).
As outras bactérias, que não possuem tais paredes celulares ricas em lipídios, têm a sua coloração pela Fuscina descorada pela solução de Álcool-ácido e coram-se em azul pela coloração de fundo do Azul de metileno (contra corante).

Mais conteúdos dessa disciplina