Logo Passei Direto
Buscar

Microbiologia

Colégio Objetivo
17. Como é a estrutura do peptidoglicano. Como as unidades de NAG e NAM são ligadas entre si e como as camadas de peptidoglicano são ligadas entre si nos Gram positivos e nos Gram negativos.

O peptidoglicano é um heteropolímero formado por cadeias lineares de resíduos de açúcares chamados glicanos e por curtos peptídeos que constituem ligações cruzadas entre as cadeias polissacarídicas.
O peptidoglicano corresponde a um esqueleto, formado por dois derivados de açúcares, a N-acetilglicosamina (NAG) e o ácido N- acetilmurâmico (NAM), unidos alternadamente, através de ligações do tipo ß-1,4 (O dissacarídeo NAG-NAM é ligado à cadeia de peptidoglicano, por ligação pirofosfato, este tipo de ligação permite obter energia para a acção das enzimas transglicosilases).
As Gram positivas possuem ácidos teicóicos e muitas camadas de peptideoglicano, enquanto as Gram negativas não possuem ácidos teicóicos, possuem uma ou poucas camadas de peptideoglicano, além de possuírem a camada de lipopolissacarídeo (LPS) e o periplasma.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O peptidoglicano é um componente importante da parede celular de bactérias. Sua estrutura consiste em cadeias lineares de resíduos de açúcares, N-acetilglicosamina (NAG) e ácido N-acetilmurâmico (NAM), que são ligados alternadamente por ligações do tipo ß-1,4. Essas unidades de NAG e NAM são conectadas por ligações pirofosfato. Nos Gram positivos, o peptidoglicano é composto por várias camadas e também possui ácidos teicóicos. Já nos Gram negativos, o peptidoglicano é composto por uma ou poucas camadas e é envolvido pela camada de lipopolissacarídeo (LPS) e o periplasma. Os Gram negativos não possuem ácidos teicóicos. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Descreva as principais estruturas da célula eucariótica e suas funções.

Células eucariontes possuem um núcleo definido, delimitado pelo envelope nuclear.
Células apresentam membrana plasmática, citoplasma e material genético, o qual pode estar ou não no núcleo.
A membrana plasmática da célula é responsável por controlar o que entra e o que sai, funcionando como uma barreira seletiva.

Descreva as principais estruturas da célula procarionte e suas funções.

Membrana plasmática: controla a troca de substâncias da célula com o meio externo;
Parede celular: confere forma à célula;
Pilus: possibilita a fixação da bactéria ao meio;
Ribossomo: estrutura responsável pela produção de proteínas.

Disserte sobre a morfologia e aspectos macroscópicos das colônias bacterianas e sua importância.

8. Descreva a morfologia das células bacterianas.
9. Descreva os arranjos das células bacterianas.
10. Em geral, como o material genético das bactérias se apresenta?
11. Descreva os plasmídeos bacterianos e sua importância.
12. Descreva o ribossomo bacteriano e compare com o ribossomo eucariótico.


13. Descreva as inclusões citoplasmáticas bacterianas.

Algumas bactérias podem ter em seus citoplasmas inclusões que atuam como reserva de algum nutriente ou apresentam funções especiais.
As inclusões citoplasmáticas são diversas substâncias intracelulares acumuladas no citoplasma que não realizam nenhuma atividade metabólica e não estão unidas a membranas.
As inclusões são constituídas por nutrientes armazenados, produtos de secreção e grânulos de pigmentos.

14. Descreva a parede celular de bactérias Gram negativas e como se apresentam na coloração de Gram.

As bactérias gram negativas apresentam uma camada fina de peptideoglicano, um periplasma e uma membrana externa contendo LPS.
O LPS é extremamente imunogênico e é considerado uma endotoxina que pode causar choque ao paciente, pode ser utilizado para identificar gram negativas em laboratório.

15. Descreva a parede celular de bactérias Gram positivas e como se apresentam na coloração de Gram.

As bactérias gram positivas apresentam uma camada delgada de peptidoglicano e a presença e a presença de ácidos teicóicos e lipoteicóicos.
Os ácidos teicóicos e lipoteicóicos regulam o movimento de cátions para dentro e para fora da célula, ajudam a regular a divisão celular e fornecem boa parte da especificidade antigênica da parede, o que permite a identificação de bactérias.

16. Descreva a parede celular de bacilos álcool-ácido resistentes e como se apresentam na coloração de Ziehl-Neelsen.

Paredes celulares com alto teor de lipídeos (cerca de 60%, principalmente de Ácido micólico), que quando tratadas pelo corante Fucsina fenicada, coram-se de vermelho e persistem ao descoramento subsequente por uma solução de Álcool-ácido forte (diferenciador).
É por isto que são conhecidas por Bacilos Álcool-Ácido Resistentes (BAAR).
As outras bactérias, que não possuem tais paredes celulares ricas em lipídios, têm a sua coloração pela Fuscina descorada pela solução de Álcool-ácido e coram-se em azul pela coloração de fundo do Azul de metileno (contra corante).

Mais conteúdos dessa disciplina