Buscar

What are the organelles described in the text and their respective functions? Mitochondria - Aerobic respiration, ATP production, higher presence i...

What are the organelles described in the text and their respective functions?
Mitochondria - Aerobic respiration, ATP production, higher presence in cells with high metabolic demand, double membrane, own DNA (maternal origin), RNA and ribosomes.
Chloroplast - Absorption of light, photosynthesis, presence of chlorophyll (green pigment), double membrane, own DNA (maternal origin), RNA and ribosomes.

Essa pergunta também está no material:

Citologia I DMbio
33 pág.

Química Escola Monteiro LobatoEscola Monteiro Lobato

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As organelles descritas no texto são a mitocôndria e o cloroplasto. Suas respectivas funções são: Mitocôndria: - Respiração aeróbica: é responsável por produzir energia (ATP) através da quebra de moléculas de glicose em presença de oxigênio. - Maior presença em células com alta demanda metabólica: as mitocôndrias são mais abundantes em células que necessitam de muita energia, como células musculares e neurônios. - Membrana dupla: possui uma membrana externa e uma membrana interna, que formam compartimentos chamados de espaço intermembranar e matriz mitocondrial. - DNA próprio de origem materna: a mitocôndria possui seu próprio material genético, que é transmitido de mãe para filho(a). - RNA e ribossomos: a mitocôndria é capaz de sintetizar suas próprias proteínas através da presença de RNA e ribossomos. Cloroplasto: - Absorção de luz: é responsável por captar a energia luminosa do sol. - Fotossíntese: utiliza a energia luminosa para converter dióxido de carbono e água em glicose e oxigênio. - Presença de clorofila: a clorofila é o pigmento verde presente nos cloroplastos, responsável por absorver a luz necessária para a fotossíntese. - Membrana dupla: assim como a mitocôndria, o cloroplasto possui uma membrana externa e uma membrana interna. - DNA próprio de origem materna: também possui seu próprio material genético, que é transmitido de mãe para filho(a). - RNA e ribossomos: é capaz de sintetizar suas próprias proteínas através da presença de RNA e ribossomos. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais