Buscar

O esquema finalista, em síntese, parte essencialmente da ideia fundamental de que “a ação humana é o exercício da atividade finalista. A ação é, po...

O esquema finalista, em síntese, parte essencialmente da ideia fundamental de que “a ação humana é o exercício da atividade finalista. A ação é, portanto, um acontecer ‘finalista’ e não somente ‘causal’. A ‘finalidade’ ou atividade finalista da ação se baseia em que o homem, escala as consequências possíveis de uma atividade com vistas ao futuro, propor-se a objetivos de índole diversa e dirigir sua atividade segundo um plano tendente à obtenção desses objetivos” (PEREIRA, Eliomar da Silva. Teoria da investigação criminal – Monografias. Coimbra: Editora Almedina, 2010, p. 228).
Sobre a teoria finalista, analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa CORRETA.

A O crime era conceituado como conduta (entendida como vontade exteriorizada que inicia a marcha causal) antijurídica (não se distinguindo tipicidade da antijuridicidade), culpável (decorrente de uma relação psicológica entre conduta e resultado e punível (submetida a uma pena pela lei).
B O crime era conceituado como conduta (ainda uma vontade exteriorizada que põe em marcha a causalidade), típica (como proibição da causação de resultado, mas já admitindo elementos subjetivos), antijurídica (como contradição entre causação do resultado e ordem jurídica) e culpável (como reprovabilidade, embora como conteúdo doloso ou culposo).
C O crime era conceituado como sendo a conduta uma ação voluntária final, o dolo e a culpa passam a compor a tipicidade, ficando a culpabilidade como pura reprovabilidade (teoria normativa pura)
D Os conceitos de crime não são científicos, pois dependem de suas finalidades penais, político-criminais, não estando sujeitos a dados impostos pela natureza.
A
B
C
D

Essa pergunta também está no material:

Introdução às Ciências Forenses e à Criminalística e as Bases Jurídicas da Investigação Criminal
9 pág.

Introdução Às Ciências Exatas Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa B) O crime era conceituado como conduta (ainda uma vontade exteriorizada que põe em marcha a causalidade), típica (como proibição da causação de resultado, mas já admitindo elementos subjetivos), antijurídica (como contradição entre causação do resultado e ordem jurídica) e culpável (como reprovabilidade, embora como conteúdo doloso ou culposo).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais