Buscar

A eletroforese de hemoglobinas é um teste laboratorial muito útil na detecção e identificação de hemoglobinas normais, anormais e talassemias. Sobr...

A eletroforese de hemoglobinas é um teste laboratorial muito útil na detecção e identificação de hemoglobinas normais, anormais e talassemias. Sobre talessemias é CORRETO afirmar:

A -talassemia beta menor abrange três apresentações clínicas, conforme a alteração genética ocorrida no cromossomo 11: talassemia beta menor/traço talassêmico beta (anemia leve), talassemia beta intermediária (de anemia leve a grave, podendo necessitar de transfusões de sangue de maneira esporádica ou crônica) e talassemia beta maior (anemia grave, necessitando de transfusões de sangue a cada 2 a 4 semanas desde os primeiros meses de vida).
B - Talassemia beta maior é caracterizada geneticamente pela herança de um único gene mutante. Nas formas beta zero e beta mais, a redução da taxa de síntese da globina beta é menor, mas é o suficiente para causar discreto grau de anemia microcítica e hipocrômica, com aumento de resistência osmótica das hemácias.
C - Talassemia beta é o resultado do estado homozigoto tanto do tipo beta mais (β+ talassemia) quanto do tipo beta zero (β0 talassemia) ou, em casos mais raros, de um componente heterozigoto de β0 /β+ talassemia, que refletem a redução ou a ausência de síntese das cadeias beta.
D - A talassemia alfa envolve quatro aspectos clínicos, conforme a alteração genética advinda do cromossomo 16: portador silencioso (sem manifestações), traço talassêmico alfa (anemia leve), doença da hemoglobina H (de anemia moderada a grave) e síndrome da hidropsia fetal da hemoglobina Bart’s (anemia muito grave e incompatível com a vida).

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES PARA P2 - MÓDULO ANEMIAS
7 pág.

Hematologia Faculdades Integradas Padrão - GuanambiFaculdades Integradas Padrão - Guanambi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A - talassemia beta menor abrange três apresentações clínicas, conforme a alteração genética ocorrida no cromossomo 11: talassemia beta menor/traço talassêmico beta (anemia leve), talassemia beta intermediária (de anemia leve a grave, podendo necessitar de transfusões de sangue de maneira esporádica ou crônica) e talassemia beta maior (anemia grave, necessitando de transfusões de sangue a cada 2 a 4 semanas desde os primeiros meses de vida).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais