Buscar

(Adaptado de ENADE, 2013) Exame de densitometria óssea de coluna AP. Com base nesse exame e com relação à densitometria óssea, é correto afirmar qu...

(Adaptado de ENADE, 2013) Exame de densitometria óssea de coluna AP. Com base nesse exame e com relação à densitometria óssea, é correto afirmar que:

A osteoporose é uma doença metabólica e representa a forma mais grave de osteopenia; quanto mais baixo for o T-score, maior será a gravidade da osteoporose e maiores os riscos de fraturas.
Os critérios de T-score para osteoporose, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são: densidade óssea normal entre 0 e -1, osteoporose entre -1 e -2,5, e osteopenia menor que -2,5.
A densidade mineral óssea (DMO) é expressa em kg/cm2 e representa a massa de cálcio em quilos, em uma área de 1 cm de tecido.
Um diagnóstico correto requer uma boa anamnese que considere: histórico familiar, menopausa precoce, uso de determinadas medicações, entre outros. Contudo, de acordo com as informações apresentadas no exame, esse critério está ausente.
a. A osteoporose é uma doença metabólica e representa a forma mais grave de osteopenia; quanto mais baixo for o T-score, maior será a gravidade da osteoporose e maiores os riscos de fraturas.
b. Os critérios de T-score para osteoporose, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são: densidade óssea normal entre 0 e -1, osteoporose entre -1 e -2,5, e osteopenia menor que -2,5.
c. A densidade mineral óssea (DMO) é expressa em kg/cm2 e representa a massa de cálcio em quilos, em uma área de 1 cm de tecido.
d. Um diagnóstico correto requer uma boa anamnese que considere: histórico familiar, menopausa precoce, uso de determinadas medicações, entre outros. Contudo, de acordo com as informações apresentadas no exame, esse critério está ausente.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação - Unidade II_ Revisão da tentativa
8 pág.

Imaginologia Centro Universitário IngáCentro Universitário Ingá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações apresentadas no exame de densitometria óssea de coluna AP, a alternativa correta é a letra B: "Os critérios de T-score para osteoporose, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são: densidade óssea normal entre 0 e -1, osteoporose entre -1 e -2,5, e osteopenia menor que -2,5." Isso significa que valores de T-score entre -1 e -2,5 indicam osteoporose, enquanto valores abaixo de -2,5 indicam osteopenia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais