Buscar

VUNESP - 2016 - MPE-SP) A bacterioscopia com a coloração de Gram é um método de triagem, ou até mesmo confirmatório em alguns casos, constituindo-s...

VUNESP - 2016 - MPE-SP) A bacterioscopia com a coloração de Gram é um método de triagem, ou até mesmo confirmatório em alguns casos, constituindo-se uma peça importante e fundamental. Sua técnica é simples, rápida e tem capacidade de resolução. Além disso, os custos com investimento e manutenção são consideravelmente baixos diante da eficácia alcançada com os resultados imediatos dos testes. Esse método baseia-se na composição da parede celular, sendo CORRETO afirmar que:

As bactérias Gram negativas possuem uma fina camada de peptideoglicanas sob uma camada de lipoproteínas, fosfolipídeos, proteínas e lipopolissacarídeos, que tem seus lipídeos removidos pelo tratamento álcool-acetona, aumentando a permeabilidade e permitindo a descoloração para posterior revelação.
a. Após a primeira coloração, as bactérias Gram positivas formam um complexo azul intenso que não é removido pelo álcool-acetona, pois a parede celular é formada por lipoproteínas, fosfolipídeos, proteínas e polissacarídeos que impedem a retirada do complexo cristal violeta-iodo.
b. O descoloramento para mais ou para menos da cultura é resultante da incorreta diferenciação pelo álcool-acetona, caracterizando as Gram positivas com coloração rosa ou vermelha e as Gram negativas, roxas.
c. Havendo questionamento sobre a Gram positividade ou Gram negatividade da cultura, deve ser feita uma coloração controle paralela, com uso de culturas bacterianas conhecidas como Gram positivas, como, por exemplo, a Escherichia coli, e Gram negativas, como o Staphylococcus aureus.
d. As bactérias Gram negativas possuem uma fina camada de peptideoglicanas sob uma camada de lipoproteínas, fosfolipídeos, proteínas e lipopolissacarídeos, que tem seus lipídeos removidos pelo tratamento álcool-acetona, aumentando a permeabilidade e permitindo a descoloração para posterior revelação.
e. Nas bactérias Gram negativas, o tratamento com álcool-acetona não é capaz de remover o corante inicialmente aplicado à cultura devido à espessa camada de peptideoglicanas na parede celular.

Essa pergunta também está no material:

prova de microbiologia clinica correta
7 pág.

Microbiologia Centro Universitário IngáCentro Universitário Ingá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D. As bactérias Gram negativas possuem uma fina camada de peptideoglicanas sob uma camada de lipoproteínas, fosfolipídeos, proteínas e lipopolissacarídeos, que têm seus lipídeos removidos pelo tratamento álcool-acetona, aumentando a permeabilidade e permitindo a descoloração para posterior revelação.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando