Logo Passei Direto
Buscar

História

Colégio Objetivo
Há algumas formas de organização das sociedades africanas. Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA:

A concepção preconceituosa que se teve, durante muito tempo, da incapacidade dos africanos de produzirem civilizações originais é completamente justificável, devido a falta de evidências comprovadas pela historiografia.
Os povos africanos sempre estiveram plenamente envolvidos no concerto mundial e estabeleceram relações comerciais com praticamente todas as regiões do mundo.
Estudos modernos delimitaram a existência de quatro grandes grupos linguísticos na África: afro-asiáticos, Níger-Congo, Nilo-Saariano e Cóisan.
A África também foi o local de origem de diversas culturas extremamente sofisticadas, que realizavam todas as atividades do que costumamos definir como civilização: agricultura, criação de animais, metalurgia do ferro etc.
A
B
C
D
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa incorreta é: A concepção preconceituosa que se teve, durante muito tempo, da incapacidade dos africanos de produzirem civilizações originais é completamente justificável, devido a falta de evidências comprovadas pela historiografia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a África Austral, quais regiões pertencem a esta divisão geográfica?


A Compreende parte do Sudão, Congo, Ilhas de São Tomé e Príncipe, no Atlântico e República Centro-Africana.
B Compreende Angola, Zâmbia, Moçambique e África do Sul.

Nascido na Inglaterra, em 1954, criado em Gana, terra de seu pai, e radicado há três décadas nos Estados Unidos, o filósofo Kwame Anthony Appiah fez do diálogo entre culturas o tema central de sua obra, em livros influentes como 'Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura'. Kwame Anthony Appiah estabeleceu uma distinção entre racismo e racialismo. Sobre a sua concepção de racialismo, assinale a alternativa CORRETA:


A O racialismo seria simplesmente a concepção, ultrapassada e superada, de que existem grupos humanos - raças essencialmente diferentes entre si, por algumas características físicas que são parte de um conjunto. Cada raça, então, teria determinadas características específicas, que permitiriam identificar a qual delas um determinado indivíduo pertence.
B O racialismo é uma concepção que estabelece diferenças raciais e, por isso, juízo de valor ou gradação moral entre as raças, ou seja, define que existem raças inferiores e superiores entre si.
C O racialismo estabelece a crença de que cada raça tem um lugar determinado e um valor intrínseco, e isso iria ao ponto de tentar-se negar a capacidade da 'raça negra' produzir civilizações originais por conta própria, dependendo sempre dos brancos para lhes trazer cultura.
D O racialismo e o racismo são sinônimos e se amparam conceitualmente numa perspectiva única que estabelece uma hierarquia moral entre as raças ou, em outras palavras, algumas raças têm mais valor moral que as outras.

Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
As cáfilas traziam do Mediterrâneo os artigos de luxo e alguns comerciantes letrados e doutores
da fé, que em breve se adaptavam ao novo ambiente. Pelo Mali não se difundiram nem as ideias,
nem a arte, nem as técnicas, nem os costumes florescentes no Magrebe e no Egito.


A) As cáfilas traziam do Mediterrâneo os artigos de luxo e alguns comerciantes letrados e doutores da fé, que em breve se adaptavam ao novo ambiente. Pelo Mali não se difundiram nem as ideias, nem a arte, nem as técnicas, nem os costumes florescentes no Magrebe e no Egito.
B) Após a morte de Mauredswy o poder no mundo islâmico passou a ser controlado pelo califado Osama (Ummayyad), que empreendeu incessantes campanhas de conquistas territoriais: ocupou a Síria (onde estabeleceu sua capital, em Damasco), a Ásia Central (no atual Afeganistão) e o norte da África.
C) Após a queda do reino da Grécia, o poder local foi ocupado pelo reino de Kaniaga, formado por uma população do mesmo povo soninquê de Gana. Mas o reino de Kaniaga tinha, assim como seu antecessor, uma fraqueza: não controlava diretamente as jazidas de ouro que faziam a sua prosperidade
D) Desse modo, a região do Sahel originou uma corrente humanista que exerceu pouca influência sobre todo o mundo africano a partir do século XV. O maior centro difusor de cultura estava em Timbuctu, onde surgiu uma importante universidade que chegou a comportar mais de 180 escolas corânicas. Ensinava-se teologia, exegese, hadiths (tradições) e jurisprudência, juntamente com gramática, retórica, lógica, astronomia, história e geografia.

Sobre esta nova forma de estudo da África, assinale a alternativa CORRETA:
A Procura valorizar os grandes reinos e os grande monumentos erguidos pelos africanos, destacando a originalidade das civilizações.
B Nega a inteligência dos povos africanos e seus descendentes, justificadas pelas crenças científicas o Darwinismo social.
C Estabelece juízo de valor e gradação moral entre as raças, salientando as diferenças físicas e moral do povo africano.
D Destaca as concepções cientificas do Darwinismo social e racial, na tentativa de justificar a inferioridade dos povos africanos.



A) Procura valorizar os grandes reinos e os grande monumentos erguidos pelos africanos, destacando a originalidade das civilizações.
B) Nega a inteligência dos povos africanos e seus descendentes, justificadas pelas crenças científicas o Darwinismo social.
C) Estabelece juízo de valor e gradação moral entre as raças, salientando as diferenças físicas e moral do povo africano.
D) Destaca as concepções cientificas do Darwinismo social e racial, na tentativa de justificar a inferioridade dos povos africanos.

Com base nesse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
A É a ideia de que a raça negra não consegue reproduzir civilizações originais por conta própria, dependendo sempre dos brancos.É a
B É a ideia que de a historiografia africana se organizou sob dois olhares: um interno e, outro externo.
6
7
8
C Ocorre quando é estabelecido um juízo de valor ou gradação moral entre as raças.
D É a concepção de que existem grupos humanos essencialmente diferentes entre si, por algumas características físicas que são parte de um conjunto.


A) É a ideia de que a raça negra não consegue reproduzir civilizações originais por conta própria, dependendo sempre dos brancos.
B) É a ideia que de a historiografia africana se organizou sob dois olhares: um interno e, outro externo.
C) Ocorre quando é estabelecido um juízo de valor ou gradação moral entre as raças.
D) É a concepção de que existem grupos humanos essencialmente diferentes entre si, por algumas características físicas que são parte de um conjunto.

Os mulçumanos intermediavam o comércio na África bem antes da dominação europeia. Nesse sentido, o comércio era organizado de duas formas, longa distância e curta distância. Sendo assim, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Curta distância.
II- Longa distância.
( ) O comércio era privilégio de uma elite de poder aquisitivo, pois congregava troca de mercadorias de alto valor
( ) O comércio dessa atividade eram bastante compensadores, principalmente, quando esperavam o melhor momento para negociar.
( ) O comercio era realizado uma transação comercial feita por vizinhos, próximos ou não
( ) O comércio tinha como característica o escambo, ou seja, da troca de excedentes de uma aldeia com a outra.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Curta distância.
II- Longa distância.
( ) O comércio era privilégio de uma elite de poder aquisitivo, pois congregava troca de mercadorias de alto valor
( ) O comércio dessa atividade eram bastante compensadores, principalmente, quando esperavam o melhor momento para negociar.
( ) O comercio era realizado uma transação comercial feita por vizinhos, próximos ou não
( ) O comércio tinha como característica o escambo, ou seja, da troca de excedentes de uma aldeia com a outra.
A II – I – I – II.
B II – II – I – I.
C I – II – I – II.
D I – I – II – II.

Mais conteúdos dessa disciplina