Buscar

Explique as diferenças e semelhanças entre gastrite e úlcera: A gastrite é uma inflamação na mucosa gástrica, enquanto que a úlcera é uma escavaçã...

Explique as diferenças e semelhanças entre gastrite e úlcera:

A gastrite é uma inflamação na mucosa gástrica, enquanto que a úlcera é uma escavação na mucosa chegando ao tecido submucoso.
Ambas ocorrem pelas mesmas etiologias, como alimentos ácidos, condimentados, café, etilismo, tabagismo, uso de medicamentos como ácido acetil salicílico (AAS) e corticoides, paciente com descontrole emocional, ansiedade, raiva e ódio.
Todos esses fatores elevam a quantidade dos sucos gástricos produzidos no estômago, desencadeando a ulceração.
Os sintomas são os mesmos, como azia, náusea, vômito, cefaleia e anorexia, bem como o tratamento medicamentoso e reeducação alimentar, podendo a úlcera necessitar de cirurgia.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios digestório parte 2- gabarito
4 pág.

Patologia Geral Universidade Federal de Mato Grosso do SulUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A gastrite e a úlcera possuem algumas diferenças e semelhanças. A gastrite é uma inflamação na mucosa gástrica, enquanto a úlcera é uma escavação na mucosa que pode chegar ao tecido submucoso. Ambas podem ser causadas por fatores semelhantes, como alimentos ácidos, condimentados, café, etilismo, tabagismo, uso de medicamentos como ácido acetilsalicílico (AAS) e corticoides, além de descontrole emocional, ansiedade, raiva e ódio. Os sintomas também são semelhantes, incluindo azia, náusea, vômito, cefaleia e anorexia. O tratamento medicamentoso e a reeducação alimentar são comuns para ambas as condições. No entanto, em alguns casos, a úlcera pode exigir cirurgia. É importante ressaltar que apenas um profissional de saúde pode fazer um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado para cada caso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais