Buscar

Você atendeu um paciente de sexo masculino, com 39 anos de idade, branco, com queixa de úlceras dolorosas em diversos pontos da mucosa, que se inic...

Você atendeu um paciente de sexo masculino, com 39 anos de idade, branco, com queixa de úlceras dolorosas em diversos pontos da mucosa, que se iniciaram há 10 dias e impedem sua alimentação normal. O paciente relatou que foi fumante durante 20 anos e há 6 meses abandonou o hábito. Na história médica, relatou ter sofrido alguns surtos de aftas na adolescência, mas não com a intensidade presente. O exame intraoral mostrou a presença de quatro úlceras em mucosa jugal, face interna de lábios inferiores e palato, com bordas elevadas, periferia eritematosa e centro fibrinopurulento. Você correlacionaria a história dos hábitos do paciente com o quadro atual? Quais são as hipóteses diagnósticas e os exames complementares indicados para a resolução do quadro? Qual é o tratamento indicado?

O paciente apresenta úlceras dolorosas em diversos pontos da mucosa, que se iniciaram há 10 dias e impedem sua alimentação normal.
O paciente foi fumante durante 20 anos e há 6 meses abandonou o hábito.
O exame intraoral mostrou a presença de quatro úlceras em mucosa jugal, face interna de lábios inferiores e palato, com bordas elevadas, periferia eritematosa e centro fibrinopurulento.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, é possível correlacionar a história de hábito de fumar do paciente com o quadro atual de úlceras dolorosas na mucosa. O fumo pode comprometer a saúde bucal e aumentar a suscetibilidade a infecções, como aftas. As hipóteses diagnósticas para esse quadro podem incluir: 1. Estomatite aftosa recorrente: considerando a história prévia de surtos de aftas na adolescência e a intensidade atual das úlceras. 2. Infecção por Candida albicans: devido à presença de centro fibrinopurulento nas úlceras. Os exames complementares indicados para a resolução do quadro podem incluir: 1. Exame micológico direto: para identificar a presença de Candida albicans. 2. Biópsia das úlceras: em casos de persistência ou suspeita de outras condições. O tratamento indicado pode envolver: 1. Medidas de higiene bucal adequadas. 2. Uso de analgésicos tópicos para alívio da dor. 3. Enxaguantes bucais antissépticos. 4. Uso de antifúngicos tópicos ou sistêmicos, se houver confirmação de infecção por Candida albicans. É importante ressaltar que apenas um profissional de saúde qualificado pode realizar o diagnóstico correto e indicar o tratamento adequado para o paciente. Recomenda-se buscar a orientação de um dentista ou médico especialista em estomatologia para uma avaliação completa e individualizada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais