Buscar

O aldeamento foi uma forma de reorganização das populações nativas utilizada pelos missionários religiosos - em sua maioria, no Brasil, jesuítas - ...

O aldeamento foi uma forma de reorganização das populações nativas utilizada pelos missionários religiosos - em sua maioria, no Brasil, jesuítas - para alocar e melhor controlar os indígenas. Na maioria dos aldeamentos organizados pelos jesuítas, eram construídas aldeias que reuniam diferentes povos, com línguas e culturas distintas, para realizar a catequese e conversão à cultura cristã. Nesse sentido,
os aldeamentos reforçam a ideia de integração irrestrita dos indígenas à cultura cristã, já que respeitavam a cultura e língua dos nativos.
os Sete Povos das Missões são um exemplo da tentativa de isolamento e controle das populações nativas pelos jesuítas, que realizaram importante resistência às autoridades coloniais durante a Guerra Guaranítica.
não houve maiores problemas, tendo em vista que todos os povos indígenas aceitaram passivamente a catequização jesuíta.
o esforço de exploração da população indígena pelos sertanistas encontrou grande barreira nos aldeamentos jesuíticos, completamente interessados na livre circulação dos nativos.
a Coroa sempre tomava o lado dos jesuítas nas disputas que se seguiam sobre a liberdade

O aldeamento foi uma forma de reorganização das populações nativas utilizada pelos missionários religiosos - em sua maioria, no Brasil, jesuítas - para alocar e melhor controlar os indígenas.
Na maioria dos aldeamentos organizados pelos jesuítas, eram construídas aldeias que reuniam diferentes povos, com línguas e culturas distintas, para realizar a catequese e conversão à cultura cristã.
Os aldeamentos reforçam a ideia de integração irrestrita dos indígenas à cultura cristã, já que respeitavam a cultura e língua dos nativos.
Os Sete Povos das Missões são um exemplo da tentativa de isolamento e controle das populações nativas pelos jesuítas, que realizaram importante resistência às autoridades coloniais durante a Guerra Guaranítica.
Não houve maiores problemas, tendo em vista que todos os povos indígenas aceitaram passivamente a catequização jesuíta.
O esforço de exploração da população indígena pelos sertanistas encontrou grande barreira nos aldeamentos jesuíticos, completamente interessados na livre circulação dos nativos.
A Coroa sempre tomava o lado dos jesuítas nas disputas que se seguiam sobre a liberdade
a) 1, 2, 3
b) 2, 3, 4
c) 3, 4, 5
d) 4, 5, 6
e) 5, 6, 7

Essa pergunta também está no material:

AV historico povos indigenas e afro
1 pág.

História dos Povos Indígenas e Afro-descendentes Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) 3, 4, 5. Isso porque, de acordo com o texto fornecido, os aldeamentos eram uma forma de reorganização das populações nativas pelos missionários religiosos, principalmente os jesuítas, visando alocar e controlar os indígenas. Além disso, os aldeamentos reuniam diferentes povos com línguas e culturas distintas para realizar a catequese e conversão à cultura cristã. Os Sete Povos das Missões são um exemplo de tentativa de isolamento e controle das populações nativas pelos jesuítas, que resistiram às autoridades coloniais durante a Guerra Guaranítica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais