Buscar

Qual a diferença da apresentação clínica de uma PARALISIA FACIAL causada por um 'Acidente Vascular Cerebral' e por uma 'Paralisia Facial Periférica...

Qual a diferença da apresentação clínica de uma PARALISIA FACIAL causada por um 'Acidente Vascular Cerebral' e por uma 'Paralisia Facial Periférica'? Qual a explicação anatomo-funcional dessa diferença?

A paralisia facial periférica ocorre quando há lesão dos ramos do nervo facial (VII), principalmente próximo ao forame estilo mastoideo, afetando os músculos faciais, com ou sem perda do paladar, alteração da secreção das glândulas lacrimais e salivares.
Nesse tipo de problema o paciente não tem presença de rugas frontais.
Já a paralisia facial causada por um AVC consiste em uma lesão causada pela oclusão de algum vaso.
Nesse caso já observa-se o desvio da boca, perda de força do braço e perna localizados no lado oposto ao desvio bucal, o que evidencia uma doença mais grave devido a lesão no nervo que leva a informação para o SNC.
A principal diferença anatomo-funcional das referidas paralisias faciais, é que na paralisia facial periférica ocorre quando há lesões dos ramos do nervo facial. Já na paralisia facial central, as lesões ocorrem a nível cerebral, acometendo o encéfalo.
Sendo assim, a paralisia facial por um acidente vascular cerebral é mais grave, uma vez que a regeneração do sistema nervoso central é menos eficiente quando comparado com o sistema nervoso periférico.

Essa pergunta também está no material:

FÓRUM 2 - AVC - Paralisia facial periférica
2 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados II Universidade do Vale do ParnaibaUniversidade do Vale do Parnaiba

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A diferença na apresentação clínica entre uma paralisia facial causada por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e uma Paralisia Facial Periférica está relacionada à localização da lesão e aos sintomas associados. Na paralisia facial periférica, ocorre uma lesão nos ramos do nervo facial (VII), geralmente próximo ao forame estilo mastoideo. Isso afeta os músculos faciais, podendo haver perda do paladar, alteração na secreção das glândulas lacrimais e salivares. Nesse tipo de paralisia facial, o paciente não apresenta rugas frontais. Já na paralisia facial causada por um AVC, a lesão ocorre devido à oclusão de algum vaso sanguíneo. Além da paralisia facial, é observado o desvio da boca e perda de força no braço e perna do lado oposto ao desvio bucal. Esses sintomas evidenciam uma doença mais grave, pois a lesão ocorre no nervo que leva informações para o Sistema Nervoso Central (SNC). A principal diferença anatomo-funcional entre essas paralisias faciais é que na paralisia facial periférica ocorre uma lesão nos ramos do nervo facial, enquanto na paralisia facial central as lesões ocorrem a nível cerebral, afetando o encéfalo. Isso faz com que a paralisia facial causada por um AVC seja mais grave, uma vez que a regeneração do sistema nervoso central é menos eficiente em comparação com o sistema nervoso periférico.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais