Buscar

What is the historical background of Production Engineering? Seu desenvolvimento teve início há mais de um século, com uma concepção de racionalid...

What is the historical background of Production Engineering?

Seu desenvolvimento teve início há mais de um século, com uma concepção de racionalidade econômica aplicada aos sistemas de produção.
Precursores (fim séc XIX e início séc XX): Winslow Taylor e Henry Ford.
Taylor - em 1911, publicou o livro Princípios da administração científica. Introdução do estudo de tempos e movimentos.
Ford - primeiro a produzir automóveis em grande volume e preço baixo. Conceitos importantes: intercambiabilidade de peças e linha de montagem.
Surgimento no Brasil - Um reflexo da Industrial Engineering norte-americana
Áreas de atuação tradicionais: Gerência da Produção, Pesquisa Operacional, Engenharia Econômica e Engenharia do Produto
Desenvolvimento: ênfase na organização e gerenciamento de sistemas produtivos
A primeira instituição de ensino a oferecer o Curso de Graduação em Engenharia de Produção foi a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1957.
Uma década após, a FEI - Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo abre o seu curso.
Com relação à Pós-graduação em Engenharia de Produção, as instituições pioneiras foram a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), em 1966 e 1967.
Cursos adicionais de graduação em Engenharia de Produção foram criados essencialmente nas instituições públicas nas décadas de setenta até meados da década de noventa.
A partir dessa época, houve uma expansão considerável da oferta de cursos, em especial nas organizações privadas.
No Estado de Minas Gerais, os cursos de graduação em Engenharia de Produção foram implantados tardiamente
Antes de 1996, o que se considerava Engenharia de Produção constituía-se em uma habilitação das engenharias tradicionais.
Os dois primeiros cursos, de Engenharia de Produção da Escola de Minas da UFOP e de Engenharia de Produção Mecânica da Escola de Engenharia da UNIFEI, iniciaram suas atividades somente em 1998.

Essa pergunta também está no material:

APRESENTACAO - Aula EP na UFOP
41 pág.

Resistência dos Materiais I Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Engenharia de Produção teve seu desenvolvimento iniciado há mais de um século, com uma concepção de racionalidade econômica aplicada aos sistemas de produção. Alguns dos precursores dessa área foram Winslow Taylor e Henry Ford. Taylor, em 1911, publicou o livro "Princípios da Administração Científica", introduzindo o estudo de tempos e movimentos. Ford foi o primeiro a produzir automóveis em grande volume e preço baixo, introduzindo conceitos importantes como a intercambiabilidade de peças e a linha de montagem. No Brasil, a Engenharia de Produção surgiu como um reflexo da Industrial Engineering norte-americana. Suas áreas de atuação tradicionais incluem a Gerência da Produção, Pesquisa Operacional, Engenharia Econômica e Engenharia do Produto. A primeira instituição de ensino a oferecer o curso de graduação em Engenharia de Produção foi a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1957. Uma década depois, a FEI - Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo - também passou a oferecer o curso. No que diz respeito à pós-graduação em Engenharia de Produção, as instituições pioneiras foram a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), em 1966 e 1967, respectivamente. Os cursos de graduação em Engenharia de Produção foram criados principalmente em instituições públicas nas décadas de setenta até meados da década de noventa. A partir dessa época, houve uma expansão considerável da oferta de cursos, especialmente em instituições privadas. No estado de Minas Gerais, os cursos de graduação em Engenharia de Produção foram implantados tardiamente. Antes de 1996, o que se considerava Engenharia de Produção era uma habilitação das engenharias tradicionais. Os dois primeiros cursos, Engenharia de Produção da Escola de Minas da UFOP e Engenharia de Produção Mecânica da Escola de Engenharia da UNIFEI, iniciaram suas atividades somente em 1998.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais