Buscar

Exames de Imagem podem ser usados para auxílio diagnóstico- raio x somente quando o paciente está estabilizado (T-FAST dá para diagnosticar pneumot...

Exames de Imagem podem ser usados para auxílio diagnóstico- raio x somente quando o paciente está estabilizado (T-FAST dá para diagnosticar pneumotórax, hemotórax…). AS ÁREAS QUE PODEM ESTAR LESIONADAS NO TRAUMA TORÁCICO: Parênquima pulmonar (contusões pulmonares, laceração pulmonar..), Espaço pleural (hemotórax, efusão pleural, pneumotórax) e Parede torácica (menos comum de ter- pode comunicar (pneumotórax aberto) ou não comunicar (pneumotórax fechado) com o meio externo. OBS: esses três tipos de lesões podem ocorrer juntos ou separados. PARÊNQUIMA PULMONAR. CONTUSÃO PULMONAR: É a principal lesão do parênquima pulmonar em casos de traumas torácicos (é a injúria mais comum dos traumas torácicos). É a lesão pulmonar resultante de compressão ou descompressão abrupta, que pode ser penetrante ou não penetrante sobre o parênquima pulmonar. Durante a contusão pulmonar ocorrem rupturas de Vênulas e Arteríolas, promovendo hemorragia dentro do parênquima pulmonar, fazendo com que o sangue fique no Interstício Alveolocapilar (entre os alvéolos, podendo migrar para dentro desses alvéolos), causando déficit na troca gasosa. Com isso, ocorre atelectasia (colapso do alvéolo), perdendo ainda mais áreas funcionais, desenvolvendo hipóxia e hipoxemia. (animal fica taquipneico ou dispneico). QUANDO SUSPEITAR?: Todos pacientes traumatizados, Taquipneia (mais comum de suspeitar), Dificuldade respiratória grave (mais comum de suspeitar), Estertores pulmonares (Abafamento? Silêncio), Hemoptise (casos graves), Epistaxe e Hematêmese (quando engole sangue). OBS: estertor pulmonar na ausculta: sangue no alvéolo (pode confundir com crepitação). Abafamento ou silêncio (áreas de atelectasia)

Exames de imagem podem ser usados para auxílio diagnóstico em casos de trauma torácico.
A contusão pulmonar é a principal lesão do parênquima pulmonar em casos de traumas torácicos.
Durante a contusão pulmonar ocorrem rupturas de Vênulas e Arteríolas, promovendo hemorragia dentro do parênquima pulmonar.
A atelectasia é uma complicação comum da contusão pulmonar.
A taquipneia é um sinal comum de contusão pulmonar.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A contusão pulmonar é a principal lesão do parênquima pulmonar em casos de traumas torácicos. Durante a contusão pulmonar, ocorrem rupturas de vênulas e arteríolas, promovendo hemorragia dentro do parênquima pulmonar. A atelectasia é uma complicação comum da contusão pulmonar. A taquipneia é um sinal comum de contusão pulmonar. Exames de imagem podem ser usados para auxílio diagnóstico em casos de trauma torácico.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais