Buscar

03 – Contemple esta questão com um breve resumo de como a qualidade pode ser fator decisório na competitividade de uma empresa. As empresas devem ...

03 – Contemple esta questão com um breve resumo de como a qualidade pode ser fator decisório na competitividade de uma empresa.

As empresas devem ofertar produtos e serviços que atendam as necessidades e expectativas do mercado, que sejam úteis, que cubram custos, que garantam lucros e que tenham preços competitivos.
Para que isso aconteça às empresas precisam conhecer muito bem o mercado que querem atender ou atendem (nicho de mercado), verificar a melhor estratégia de atuação, recursos e tecnologia necessária para a obtenção de produtos, aquisição e controle de matérias primas, conhecer a atuação dos concorrentes, a utilização correta da informação que quando bem utilizada e organizada representa o meio de integrar as diversas funções, processos e setores e outros tantos conhecimentos necessários para obter o sucesso desejado.
Em resumo isto significa ter qualidade.
A qualidade representa um modo de gestão das organizações em que as pessoas devam fazer as coisas certas, no tempo certo e ao menor custo e para isso precisam dominar e usar o conhecimento necessário para a organização da empresa.

Essa pergunta também está no material:

Administração da Qualidade e Produtividade
2 pág.

Gestão da Qualidade e Produtividade UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A qualidade pode ser um fator decisório na competitividade de uma empresa, pois quando uma empresa oferece produtos e serviços de qualidade, ela consegue atender às necessidades e expectativas do mercado. Isso faz com que a empresa seja vista como confiável e capaz de entregar o que promete, o que pode gerar uma vantagem competitiva. Além disso, a qualidade também está relacionada à eficiência e eficácia dos processos internos da empresa. Quando uma empresa possui processos bem estruturados e controlados, ela consegue produzir produtos de qualidade de forma consistente, evitando retrabalhos e desperdícios. Isso contribui para a redução de custos e aumento da produtividade, o que pode resultar em preços mais competitivos. Outro aspecto importante é o conhecimento do mercado e dos concorrentes. Uma empresa que busca constantemente informações sobre o mercado em que atua e sobre seus concorrentes, consegue identificar oportunidades e antecipar tendências, o que pode influenciar na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Em resumo, a qualidade é fundamental para a competitividade de uma empresa, pois está relacionada à satisfação do cliente, eficiência dos processos internos e conhecimento do mercado. Uma empresa que busca constantemente a melhoria da qualidade tem mais chances de se destacar e conquistar uma posição de destaque no mercado.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais