Buscar

Disserte acerca dos vírus e dos vetores da febre amarela. A febre amarela é uma doença infecciosa não contagiosa, provocada por um arbovírus da fa...

Disserte acerca dos vírus e dos vetores da febre amarela.

A febre amarela é uma doença infecciosa não contagiosa, provocada por um arbovírus da família Flaviviridae, mesma família do vírus da dengue.
O vírus é contraído pela picada dos mosquitos Haemagogus Sp e Aedes aegypti, principalmente, além de outras espécies de Aedes, que se infectam ao ingerir sangue de humanos ou de macacos infectados, transmitindo vírus.
A febre amarela é uma doença endêmica da África Subsaariana e América do Sul até Panamá.
O vírus da febre amarela é mantido em ciclos silvestres; não há ciclo urbano no Brasil, nos quais macacos atuam como hospedeiros amplificadores e os mosquitos são os transmissores, porém ainda ocorrem casos urbanos, que aparecem como eventos isolados ou em epidemias periódicas.

Essa pergunta também está no material:

enfermagem na saúde do adulto
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ricardo Gouveia

Resposta: Resposta correta pelo AVA

Explicação:

*A febre amarela é uma doença infecciosa não contagiosa, provocada por um arbovírus da família Flaviviridae, mesma família do vírus da dengue.

*O vírus é contraído pela picada dos mosquitos Haemagogus Sp e Aedes aegypti, principalmente, além de outras espécies de Aedes, que se infectam ao ingerir sangue de humanos ou de macacos infectados, transmitindo o vírus.

*A febre amarela é uma doença endêmica da África Subsaariana e América do Sul até o Panamá.

*O vírus da febre amarela é mantido em ciclos silvestres; não há ciclo urbano no Brasil, nos quais macacos atuam como hospedeiros amplificadores e os mosquitos são os transmissores, porém ainda ocorrem casos urbanos, que aparecem como eventos isolados ou em epidemias periódicas, quando humanos são mordidos por macacos e picados pelo vetor.

*Os vetores da febre amarela são Aedes aegypti, Haemagogus Sp e Sabethes, pertencentes à família Culicidae. Somente as fêmeas realizam a hematofagismo, processo pelo qual esses insetos disseminam o vírus da febre amarela, e o vírus da dengue, nos casos de A. aegypti.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais