Buscar

Disserte acerca dos vírus e dos vetores da febre amarela. A febre amarela é uma doença infecciosa não contagiosa, provocada por um arbovírus da fa...

Disserte acerca dos vírus e dos vetores da febre amarela.

A febre amarela é uma doença infecciosa não contagiosa, provocada por um arbovírus da família Flaviviridae, mesma família do vírus da dengue.
O vírus é contraído pela picada dos mosquitos Haemagogus Sp e Aedes aegypti, principalmente, além de outras espécies de Aedes, que se infectam ao ingerir sangue de humanos ou de macacos infectados, transmitindo o vírus.
A febre amarela é uma doença endêmica da África Subsaariana e América do Sul até o Panamá.
O vírus da febre amarela é mantido em ciclos silvestres; não há ciclo urbano no Brasil, nos quais macacos atuam como hospedeiros amplificadores e os mosquitos são os transmissores, porém ainda ocorrem casos urbanos, que aparecem como eventos isolados ou em epidemias periódicas, quando humanos são mordidos por macacos e picados pelo vetor.
Os vetores da febre amarela são Aedes aegypti, Haemagogus Sp e Sabethes, pertencentes à família Culicidae. Somente as fêmeas realizam a hematofagismo, processo pelo qual esses insetos disseminam o vírus da febre amarela, e o vírus da dengue, nos casos de A. aegypti.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Discursiva) - Assistência de Enfermagem na Saúde do Adulto
3 pág.

Assistência de Enfermagem à Saúde do Adulto e do Idoso Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um arbovírus da família Flaviviridae, transmitido pela picada de mosquitos infectados. Os principais vetores da febre amarela são os mosquitos Haemagogus Sp e Aedes aegypti, além de outras espécies de Aedes. O vírus é mantido em ciclos silvestres, nos quais macacos atuam como hospedeiros amplificadores e os mosquitos são os transmissores. No Brasil, não há ciclo urbano da doença, mas ainda ocorrem casos urbanos, que aparecem como eventos isolados ou em epidemias periódicas, quando humanos são mordidos por macacos e picados pelo vetor. A febre amarela é endêmica da África Subsaariana e América do Sul até o Panamá. Os vetores da febre amarela são Aedes aegypti, Haemagogus Sp e Sabethes, pertencentes à família Culicidae. Somente as fêmeas realizam a hematofagismo, processo pelo qual esses insetos disseminam o vírus da febre amarela, e o vírus da dengue, nos casos de A. aegypti.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais