Buscar

Disserte acerca dos vírus e dos vetores da febre amarela. A febre amarela é uma doença infecciosa não contagiosa, provocada por um arbovírus da fa...

Disserte acerca dos vírus e dos vetores da febre amarela.

A febre amarela é uma doença infecciosa não contagiosa, provocada por um arbovírus da família Flaviviridae, mesma família do vírus da dengue.
O vírus é contraído pela picada dos mosquitos Haemagogus Sp e Aedes aegypti, principalmente, além de outras espécies de Aedes, que se infectam ao ingerir sangue de humanos ou de macacos infectados, transmitindo o vírus.
Os vetores da febre amarela são Aedes aegypti, Haemagogus Sp e Sabethes, pertencentes à família Culicidae. Somente as fêmeas realizam o hematofagismo, processo pelo qual esses insetos disseminam o vírus da febre amarela, e o vírus da dengue, nos casos de A. aegypti.

Essa pergunta também está no material:

enfermagem
1 pág.

Assistência de Enfermagem à Saúde do Adulto e do Idoso

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um arbovírus da família Flaviviridae. O vírus é transmitido principalmente pela picada de mosquitos infectados, sendo os principais vetores o Aedes aegypti, o Haemagogus sp e o Sabethes, todos pertencentes à família Culicidae. Os mosquitos se infectam ao se alimentarem do sangue de humanos ou macacos infectados. Após um período de incubação no mosquito, o vírus se multiplica e pode ser transmitido para outras pessoas ou animais quando o mosquito pica novamente. O Aedes aegypti é conhecido por ser o vetor da dengue, mas também pode transmitir o vírus da febre amarela em áreas urbanas. Já o Haemagogus sp e o Sabethes são mosquitos silvestres, encontrados em áreas de mata, e são os principais vetores da febre amarela em regiões de floresta. É importante ressaltar que somente as fêmeas dos mosquitos realizam o hematofagismo, ou seja, se alimentam de sangue, e são responsáveis pela transmissão do vírus. Os machos se alimentam apenas de néctar de flores. A prevenção da febre amarela envolve medidas como a vacinação, o controle dos vetores, como a eliminação de criadouros de mosquitos, e o uso de repelentes e roupas adequadas em áreas de risco. É fundamental seguir as orientações das autoridades de saúde para evitar a propagação da doença. Lembrando que essa é uma resposta objetiva e resumida sobre o tema. Caso precise de mais informações, estou à disposição para ajudar!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais