Buscar

a) A síndrome de Patau é causada pela presença de três cópias do cromossomo 13 (trissomia do 13). O feto apresentado no cariótipo é do sexo feminin...

a) A síndrome de Patau é causada pela presença de três cópias do cromossomo 13 (trissomia do 13). O feto apresentado no cariótipo é do sexo feminino, pois apresenta dois cromossomos X.
b) Os indivíduos com síndrome de Patau apresentam várias anomalias congênitas graves, incluindo anomalias craniofaciais, defeitos cardíacos, defeitos no sistema nervoso central, defeitos nos olhos, nos ouvidos e no sistema renal. Os bebês nascidos com essa síndrome apresentam um alto risco de mortalidade neonatal, e a maioria dos indivíduos com síndrome de Patau morre antes do primeiro ano de vida.
c) Levando em consideração que a síndrome apresentada origina dos gametas, tanto masculino, quanto feminino, explique em qual tipo de divisão celular ocorreu o erro na separação dos cromossomos? Dentro dessa divisão, qual ou quais fases podem ter ocorrido o erro? Justifique sua resposta.


Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE 1 - NUT - GENÉTICA E EMBRIOLOGIA - 51
2 pág.

Nutrição UniCesumarUniCesumar

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A síndrome de Patau é causada pela presença de três cópias do cromossomo 13, o que resulta em trissomia do 13. No caso apresentado, o feto é do sexo feminino, pois possui dois cromossomos X. Os indivíduos com síndrome de Patau apresentam várias anomalias congênitas graves, como anomalias craniofaciais, defeitos cardíacos, defeitos no sistema nervoso central, nos olhos, nos ouvidos e no sistema renal. Esses bebês têm um alto risco de mortalidade neonatal, e a maioria não sobrevive até o primeiro ano de vida. Quanto à explicação sobre o erro na separação dos cromossomos, ele ocorre durante a divisão celular chamada meiose. Especificamente, o erro ocorre na meiose I, na fase de segregação dos cromossomos homólogos. Nessa fase, os cromossomos deveriam se separar corretamente, mas, no caso da síndrome de Patau, ocorre uma não-disjunção, ou seja, os cromossomos não se separam adequadamente. Isso resulta em gametas com uma cópia extra do cromossomo 13, que, quando fertilizados, levam à formação de um embrião com trissomia do 13.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais