Logo Passei Direto
Buscar

Futebol

Colégio Objetivo
Leia o texto abaixo: O objetivo deste estudo foi verificar a influência da especificidade da modalidade sobre o comportamento e desempenho táticos de jogadores de futsal e futebol em situações de jogo reduzido. Foram avaliados 96 jogadores, sendo 48 de futsal e 48 de futebol, das categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. (...) Os resultados indicaram que os jogadores de futsal realizaram número significativamente maior de ações táticas e realizaram com maior frequência ações dos princípios da “cobertura ofensiva”, “contenção”, “cobertura defensiva” e “concentração”. Já no futebol, foram realizadas com maior frequência que no futsal ações dos princípios do “espaço” e da “unidade defensiva”. A partir dos resultados pode-se concluir que os jogadores de futsal apresentaram desempenho tático defensivo superior, e os jogadores de futebol evidenciaram

O estudo teve como objetivo verificar a influência da especificidade da modalidade sobre o comportamento e desempenho táticos de jogadores de futsal e futebol em situações de jogo reduzido.
Os jogadores de futsal realizaram número significativamente maior de ações táticas e realizaram com maior frequência ações dos princípios da “cobertura ofensiva”, “contenção”, “cobertura defensiva” e “concentração”.
Os jogadores de futebol realizaram com maior frequência que no futsal ações dos princípios do “espaço” e da “unidade defensiva”.
Os jogadores de futsal apresentaram desempenho tático defensivo superior, e os jogadores de futebol evidenciaram desempenho tático ofensivo superior.
a) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as afirmativas com base no texto apresentado: I. Os jogadores de futsal realizaram número significativamente maior de ações táticas e realizaram com maior frequência ações dos princípios da “cobertura ofensiva”, “contenção”, “cobertura defensiva” e “concentração”. Verdadeiro, essa informação está claramente no texto. II. Os jogadores de futebol realizaram com maior frequência que no futsal ações dos princípios do “espaço” e da “unidade defensiva”. Verdadeiro, essa informação também está presente no texto. III. Os jogadores de futsal apresentaram desempenho tático defensivo superior, e os jogadores de futebol evidenciaram desempenho tático ofensivo superior. Verdadeiro, essa conclusão é mencionada no texto. Com base na análise, todas as afirmativas (I, II, III) são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando o texto, podemos identificar as seguintes informações: I. O objetivo do estudo foi verificar a influência da especificidade da modalidade sobre o comportamento e desempenho táticos de jogadores de futsal e futebol em situações de jogo reduzido. II. Os jogadores de futsal realizaram um número significativamente maior de ações táticas e realizaram com maior frequência ações dos princípios da "cobertura ofensiva", "contenção", "cobertura defensiva" e "concentração". III. Os jogadores de futebol realizaram com maior frequência que no futsal ações dos princípios do "espaço" e da "unidade defensiva". IV. Os jogadores de futsal apresentaram desempenho tático defensivo superior, e os jogadores de futebol evidenciaram desempenho tático ofensivo superior. Com base nessas informações, podemos concluir que apenas as afirmativas I e III são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é a letra c) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando os dados, avalie as afirmacoes abaixo:
I-. Na atualidade, em virtude da tecnologia e dos espaços cada vez
mais restrito, é comum que crianças não brinquem como nas gerações
passadas. Por essa razão, é importante que o professor inclua
atividades voltadas às capacidades motoras básicas.
II-Podemos inferir que de maneira prospectiva, as crianças que
praticam o futsal hoje, serão adultos com melhor controle motor,
consciência corporal, uma vez que a infância é a etapa preponderante
para este aprendizado, que reverbera por toda a vida.
III-O resultado do estudo trouxe tais resultados porque a população
analisada eram crianças do sexo masculino, que sabidamente possui
muito mais facilidade e familiaridade com o esporte quando
comparados às meninas da mesma faixa etária.
É correto o que se afirma em:

I-. Na atualidade, em virtude da tecnologia e dos espaços cada vez
mais restrito, é comum que crianças não brinquem como nas gerações
passadas. Por essa razão, é importante que o professor inclua
atividades voltadas às capacidades motoras básicas.
II-Podemos inferir que de maneira prospectiva, as crianças que
praticam o futsal hoje, serão adultos com melhor controle motor,
consciência corporal, uma vez que a infância é a etapa preponderante
para este aprendizado, que reverbera por toda a vida.
III-O resultado do estudo trouxe tais resultados porque a população
analisada eram crianças do sexo masculino, que sabidamente possui
muito mais facilidade e familiaridade com o esporte quando
comparados às meninas da mesma faixa etária.
III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.

O encarregado de ensinar o futsal deve não somente focar nos aspectos técnicos e táticos do esporte, mas também se voltar para o resgate das capacidades motoras básicas. Pensando no que o aprendizado desportivo representa na infância, é possível pensarmos que a prática contribuirá também na sua vida adulta, já que foca no desenvolvimento da lateralidade, coordenação motora, consciência corporal, etc. A afirmação III é falsa. De fato, por razões culturais alguns garotos possuem maior familiaridade com o esporte, mas não que isso implique em maior ou menor competência para aprende-lo em relação às meninas, já que até o início da adolescência crianças dos dois sexos apresentam poucas diferenças biológicas em relação ao aprendizado motor.

O encarregado de ensinar o futsal deve focar nos aspectos técnicos e táticos do esporte e no resgate das capacidades motoras básicas.
A prática do futsal contribui para o desenvolvimento da lateralidade, coordenação motora e consciência corporal.
Por razões culturais, garotos possuem maior familiaridade com o esporte, o que implica em maior competência para aprendê-lo em relação às meninas.
a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
d) Apenas a afirmativa III é falsa.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Leia os textos abaixo:


a) Apenas o Texto I fala sobre a história do futsal.
b) Apenas o Texto II fala sobre a bola de futsal.
c) Ambos os textos falam sobre a bola de futsal.
d) Ambos os textos falam sobre a história do futsal.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Ceriani utilizou as regras de pólo aquático, handebol e basquete, redigindo as primeiras regras que anunciavam a criação de um novo esporte: o futebol de salão. Do basquete, manteve os cinco jogadores por time e o tempo de jogo (40 minutos). Para as traves, se improvisou as mesmas de handebol, bem como a proibição de chutar a gol de qualquer posição e as medidas da quadra. Do pólo aquático vieram as regulamentações a respeito dos goleiros. Quanto à bola de jogo, se buscou um modelo que picasse pouco, para manter um jogo mais dinâmico, com maior peso e menor dimensão, fazendo experiências com acolchoamento de tecidos e areia. A aceitação foi tão grande que, em 1933, o diretor do Instituto Técnico da Confederação Sul-Americana das ACMs, James Summers, recomendou enviar as regras à Central de Nova Iorque, apresentando a todas as ACMs do mundo um “jogo de salão” que contagiou especialmente ao Brasil, México, Espanha, Peru e, posteriormente, a todo o mundo. Com a divulgação do esporte e aumento do interesse de atletas, surgem organizações que deram nascimento às Associações e Federação do esporte em cada país.

Ceriani utilizou as regras de pólo aquático, handebol e basquete para criar o futebol de salão.
O futebol de salão manteve as medidas da quadra do handebol.
O futebol de salão proibiu o chute a gol de qualquer posição.
O futebol de salão surgiu no Brasil, México, Espanha e Peru.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Segundo o texto apresentado, qual é um dos objetivos da educação?


Transmitir valores culturais.
Formar atletas de alto rendimento.
Desenvolver apenas habilidades técnicas.
Restringir a prática esportiva apenas para adultos.

Mais conteúdos dessa disciplina