Buscar

De acordo com Eliseu Martins (2003),

De acordo com Eliseu Martins (2003), “quaisquer que sejam as formas de apropriação de custos, é fundamental lembrar sempre que a Contabilidade Financeira ‘entrega’ à de Custos certo montante de Custos de Produção do Período, e a Contabilidade de Custos ‘devolve’ à Financeira Produtos Acabados”.


 


MARTINS, E. Contabilidade de Custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 58.


 


Pode-se compreender que a contabilidade financeira complementa, de certa forma, a contabilidade de custos. Considerando a citação apresentada e os conteúdos estudados, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


 


I. Na hipótese de inexistência de produtos em elaboração no fim de cada período, torna-se obrigatório que o total levado para os custos seja o mesmo devolvido na forma de produtos acabados.


 


porque


 


II. A contabilidade financeira faz a apuração dos custos, e a contabilidade de custos elabora o método de rateio desses custos atendendo às necessidades das empresas industriais.


 


Assinale alternativa correta:


Escolha uma opção:


a.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.



b.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.



c.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.



d.

As asserções I e II são proposições falsas.



e.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa correta da I.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A afirmação I está correta, pois se não houver produtos em elaboração no final do período, o total levado para os custos deve ser o mesmo devolvido na forma de produtos acabados. A afirmação II também está correta, pois a contabilidade financeira apura os custos e a contabilidade de custos elabora o método de rateio desses custos atendendo às necessidades das empresas industriais. No entanto, a II não é uma justificativa correta da I, pois não há relação direta entre as duas afirmações.
0
Dislike0
User badge image

Joana Nunes Costa

A alternativa correta é:

a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I está correta, pois se não há produtos em elaboração no final do período, todos os custos de produção deveriam ter sido alocados aos produtos acabados. Portanto, o valor que a Contabilidade Financeira "entrega" para a Contabilidade de Custos deve ser o mesmo valor "devolvido" na forma de produtos acabados.

A asserção II também está correta. A contabilidade financeira faz a apuração dos custos e a contabilidade de custos elabora o método de rateio desses custos, para ajudar na tomada de decisão e planejamento das empresas.

No entanto, a II não justifica a I. A justificativa para a igualdade dos custos entregues e devolvidos (asserção I) é o fato de que não há produtos em elaboração no final do período, não o papel da contabilidade financeira e de custos na apuração e rateio dos custos (asserção II).

0
Dislike0
User badge image

Claudiano Costa

a.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais