Logo Passei Direto
Buscar

Nutrição Animal

Colégio Objetivo
O farelo de soja é bastante utilizado nas rações animal. Entretanto, a soja crua possui um fator antinutricional conhecido como sojina que influencia a digestão e inibe a atividade das enzimas tripsina e quimiotripisina. Assim, a sojina presente no grão de soja cru interfere, principalmente, na digestão de:


a. Carboidratos.
b. Proteínas.
c. Lipídios.
d. Fibras.
e. Vitaminas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A sojina presente no grão de soja cru interfere principalmente na digestão de proteínas. Portanto, a alternativa correta é a letra b.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação à classificação de alimentos usada pelo National Research Council (NRC), é CORRETO afirmar que:

Os concentrados proteicos são definidos como alimentos que apresentam menos de 20% de proteína bruta com base na matéria seca.
Os volumosos são divididos em secos, pastagens verdes e silagens.
Os concentrados energéticos são definidos como alimentos que apresentam menos de 18% de fibra bruta e mais de 20% de proteína bruta com base na matéria seca.
Os volumosos são definidos como alimentos que apresentam mais de 35% de fibra bruta com base na matéria seca.
Os aditivos são minerais e vitaminas adicionados intencionalmente aos produtos destinados à alimentação animal.
a. Os concentrados proteicos são definidos como alimentos que apresentam menos de 20% de proteína bruta com base na matéria seca.
b. Os volumosos são divididos em secos, pastagens verdes e silagens.
c. Os concentrados energéticos são definidos como alimentos que apresentam menos de 18% de fibra bruta e mais de 20% de proteína bruta com base na matéria seca.
d. Os volumosos são definidos como alimentos que apresentam mais de 35% de fibra bruta com base na matéria seca.
e. Os aditivos são minerais e vitaminas adicionados intencionalmente aos produtos destinados à alimentação animal.

Acerca da classificação dos alimentos, assinale a alternativa correta.

Os aditivos são substâncias que, quando acrescidos à dieta, podem produzir efeito benéfico na produção animal. São compostos por antibióticos, corantes, anabolizantes, hormônios, antioxidantes, fungicidas, palatabilizantes, leveduras, tampões e enzimas fibrolíticas.
Existem grandes diferenças entre os conteúdos nutricionais das forrageiras tropicais. À medida que a planta forrageira envelhece, seu valor nutritivo melhora pelo maior acúmulo de carboidratos estruturais, em especial a lignina, e pela maior porcentagem de proteína bruta e fósforo, trazendo como consequência melhor digestibilidade da matéria seca ingerida.
Alimentos volumosos são os que contêm mais de 18% de água e englobam as pastagens cultivadas, pastos nativos, forrageiras verdes e silagens.
Alimentos concentrados energéticos são os que possuem menos de 18% de fibra bruta (FB) ou 25% de fibra em detergente neutro (FDN) e contêm mais de 20% de proteína bruta (PB).
O glúten de milho é um exemplo de concentrado energético por possuir menos de 20% de proteína bruta (PB) em sua composição.
a. Os aditivos são substâncias que, quando acrescidos à dieta, podem produzir efeito benéfico na produção animal. São compostos por antibióticos, corantes, anabolizantes, hormônios, antioxidantes, fungicidas, palatabilizantes, leveduras, tampões e enzimas fibrolíticas.
b. Existem grandes diferenças entre os conteúdos nutricionais das forrageiras tropicais. À medida que a planta forrageira envelhece, seu valor nutritivo melhora pelo maior acúmulo de carboidratos estruturais, em especial a lignina, e pela maior porcentagem de proteína bruta e fósforo, trazendo como consequência melhor digestibilidade da matéria seca ingerida.
c. Alimentos volumosos são os que contêm mais de 18% de água e englobam as pastagens cultivadas, pastos nativos, forrageiras verdes e silagens.
d. Alimentos concentrados energéticos são os que possuem menos de 18% de fibra bruta (FB) ou 25% de fibra em detergente neutro (FDN) e contêm mais de 20% de proteína bruta (PB).
e. O glúten de milho é um exemplo de concentrado energético por possuir menos de 20% de proteína bruta (PB) em sua composição.

O principal componente no custo de produção de bovinos é a alimentação. Por isso, todo cuidado com os nutrientes que compõe a dieta é importante. Nesse sentido, é correto afirmar:

Os carboidratos são os principais alimentos energéticos para os bovinos, razão pela qual devem estar presentes em grande quantidade na dieta.
A lignina é um componente das forragens que facilita a digestibilidade das mesmas, razão que faz das forragens mais velhas o melhor alimento volumoso.
As proteínas são nutrientes pouco importantes na dieta dos bovinos, razão pela qual se deve ministrar pouco deste nutriente na alimentação dos animais.
Na alimentação de bovinos não se deve ministrar uma quantidade muito grande de fibras, pois os animais têm uma baixa capacidade para digeri-las.
A proteína é um nutriente importante na dieta dos bovinos. É um nutriente que o produtor não precisa ter preocupação, pois o mesmo está presente em grande quantidade nas pastagens de gramíneas.
a. Os carboidratos são os principais alimentos energéticos para os bovinos, razão pela qual devem estar presentes em grande quantidade na dieta.
b. A lignina é um componente das forragens que facilita a digestibilidade das mesmas, razão que faz das forragens mais velhas o melhor alimento volumoso.
c. As proteínas são nutrientes pouco importantes na dieta dos bovinos, razão pela qual se deve ministrar pouco deste nutriente na alimentação dos animais.
d. Na alimentação de bovinos não se deve ministrar uma quantidade muito grande de fibras, pois os animais têm uma baixa capacidade para digeri-las.
e. A proteína é um nutriente importante na dieta dos bovinos. É um nutriente que o produtor não precisa ter preocupação, pois o mesmo está presente em grande quantidade nas pastagens de gramíneas.

Mais conteúdos dessa disciplina