Buscar

Questão 3. Explique o princípio da não cumulatividade dos impostos indiretos e dê um exemplo de imposto não cumulativo, indicando a responsabilidad...

Questão 3. Explique o princípio da não cumulatividade dos impostos indiretos e dê um exemplo de imposto não cumulativo, indicando a responsabilidade tributária envolvida.

Princípio da não cumulatividade consiste no acréscimo do valor do tributo para não haver sobreposição de tributos, com isso, não há o pagamento duplicado de um mesmo valor que se refere ao imposto.
O PIS e a Cofins não são cumulativos no Lucro Real. Nessa operação, não cumulativa, a empresa tem direito à compensação de um crédito tributário em operações futuras. Outros exemplos de impostos não cumulativos são o IPI e o ICMS.

Essa pergunta também está no material:

trabalho direito tributário
2 pág.

Direito Tributário I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O princípio da não cumulatividade dos impostos indiretos consiste em evitar a sobreposição de tributos, garantindo que o valor do imposto seja acrescido apenas uma vez ao longo da cadeia produtiva. Isso significa que cada empresa envolvida na produção e comercialização de um bem ou serviço tem direito a compensar o valor do imposto já pago nas etapas anteriores. Um exemplo de imposto não cumulativo é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Nesse caso, cada empresa que participa da cadeia de produção e venda de um produto ou serviço recolhe o ICMS apenas sobre o valor adicionado por ela, ou seja, a diferença entre o valor de venda e o valor dos insumos adquiridos. Dessa forma, evita-se a cobrança em cascata do imposto sobre o mesmo valor. Quanto à responsabilidade tributária envolvida, cada empresa é responsável por calcular e recolher o ICMS devido nas operações que realiza. Além disso, a empresa que adquire um produto ou serviço também é responsável por verificar se o imposto foi corretamente recolhido pelas empresas fornecedoras. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais