Buscar

Conhecer e apropriar-se das teorias e tendências pedagógicas não é importante para a prática pedagógica, pois tal processo não interfere no planeja...

Conhecer e apropriar-se das teorias e tendências pedagógicas não é importante para a prática pedagógica, pois tal processo não interfere no planejamento docente. Para planejar é preciso apenas organizar e distribuir os conteúdos em unidades temáticas e suas respectivas semanas de aula. As tendências da corrente liberal agruparam a pedagogia tradicional, a pedagogia renovadora e o tecnicismo educacional. Já as tendências da corrente progressista, agruparam a pedagogia libertadora e a pedagogia crítico-social dos conteúdos.


A pedagogia tradicional apresenta um conjunto de princípios e de regras para o funcionamento do ensino. A função da escola é a transmissão dos conhecimentos, visando à preparação intelectual e moral dos alunos, para cumprirem seu papel na sociedade. Porém tal tendência não faz mais parte da realidade da sala de aula. Os professores não utilizam mais tais práticas. A relação com os seus alunos é dialógica, ativa e ocorre sempre por meio de abordagens críticas.
As tendências da corrente liberal agruparam a pedagogia tradicional, a pedagogia renovadora e o tecnicismo educacional. Já as tendências da corrente progressista, agruparam a pedagogia libertadora e a pedagogia crítico-social dos conteúdos.
A pedagogia progressista é um das novas tendências pedagógicas em que a figura do professor representa autoridade intelectual, aquele que detém o saber e, portanto, o único responsável pela condução do processo educativo.
A pedagogia libertadora floresceu a partir das experiências de Paulo Freire e se caracteriza como uma educação não formal. A construção do conhecimento é realizada a partir do diálogo entre professor e alunos, mediada pela realidade concreta em que vivem. Porém, tal relação pode ser constatada apenas no Ensino Superior, pois os alunos são adultos e mais conscientes da realidade em que vivem.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação de Conhecimentos em Didática
4 pág.

Didática Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação de que conhecer e apropriar-se das teorias e tendências pedagógicas não é importante para a prática pedagógica está incorreta. Na verdade, o conhecimento das teorias e tendências pedagógicas é fundamental para embasar e orientar a prática docente. Essas teorias e tendências fornecem subsídios para compreendermos os processos de ensino e aprendizagem, as relações entre professor e aluno, bem como as diferentes abordagens e metodologias educacionais. Ao conhecer e se apropriar dessas teorias e tendências, os professores podem planejar suas aulas de forma mais eficiente, selecionando estratégias e recursos adequados para promover a aprendizagem dos alunos. Além disso, o conhecimento das teorias pedagógicas permite aos professores refletirem criticamente sobre sua prática, identificando pontos fortes e áreas de melhoria. Portanto, é importante que os professores se atualizem constantemente, estudando e se aprofundando nas teorias e tendências pedagógicas, a fim de aprimorar sua prática e proporcionar uma educação de qualidade aos seus alunos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais