Buscar

Entender e compreender as teorias que embasaram e ainda embasam as tendências pedagógicas não é tarefa fácil.No entanto, é de fundamental importância para que possamos conhecer o processo histórico de

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAPA - DIDÁTICA - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
Entender e compreender as teorias que embasaram e ainda embasam as tendências pedagógicas não é tarefa fácil. No entanto, é de fundamental importância para que possamos conhecer o processo histórico de construção da educação escolar em nosso país, afinal, cada tendência pedagógica revela a perspectiva da sociedade, a função da escola, o papel de professores e de alunos, a formação escolar de seus alunos e o processo avaliativo em um determinado momento histórico. Isto é, cada tendência pedagógica possui características específicas sobre: o papel do professor, o papel do aluno, a função da escola, conteúdo, aprendizagem e avaliação. Dessa forma, conhecer essas características possibilita que nós, professores, tenhamos maior conhecimento sobre a nossa prática pedagógica, partindo da tendência que a escola adota para o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos, ou seja, de sua concepção teórica.
A partir desse contexto, a atividade, então, propõe a construção de uma linha do tempo com as principais características de cada tendência pedagógica.
O que é preciso conter nessa linha do tempo?
1 – O nome de cada uma das tendências pedagógicas, em ordem cronológica;
2 – A data de implantação de cada tendência pedagógica no Brasil;
3 – As principais características de cada tendência pedagógica, na ordem: o papel do professor, o papel do aluno, o foco dos conteúdos, o papel da escola, o método/abordagem de aprendizagem e a avaliação.
Utilize o template do Formulário padrão para a atividade, que está disponível no material da disciplina.
Capriche na criatividade para a sua linha do tempo!
 
ORIENTAÇÕES:
- Todas as respostas solicitadas deverão ser inseridas no Formulário MAPA padrão disponível no ambiente da disciplina, na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA.
- Assista ao vídeo explicativo da atividade disponível na Sala do Café.
​- Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
- Ao se basear em quaisquer materiais de pesquisa, faça a citação e a referência conforme as normas da ABNT.
- Procure detalhar a linha do tempo de forma clara e objetiva de acordo com o que é pedido no enunciado nos tópicos 1, 2 e 3.
- Quando concluir a atividade no Formulário MAPA, você deve salvar em seu computador ou dispositivo móvel em Word, ir até o Studeo e anexar o arquivo no campo correspondente dentro da atividade MAPA. Confira se o arquivo que será anexado é o arquivo correto da sua atividade. Após certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique sobre "Selecionar arquivo", em seguida, em "Responder" e, por fim, "Finalizar".
- Após "Finalizar" a atividade, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.251

Continue navegando