Buscar

ESTUDO DE CASO - RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E RETENÇÃO

Fabiano Silva é auxiliar no departamento de recursos humanos de uma rede de supermercados. Ele deseja seguir carreira na área de RH e procurou o seu gerente para se colocar à disposição para participar mais ativamente nos processos de seleção. Ciente de que uma das principais etapas desse processo é a entrevista, ele procura você, colega de trabalho e que está cursando a graduação em Gestão de Recursos Humanos para ajudá-lo a saber mais sobre essa importante etapa.

As principais dúvidas de Fabiano estão relacionadas ao conteúdo da entrevista, o que pode ou o que não pode ser perguntado para os candidatos. Como garantir que a entrevista seja realmente proveitosa, com informações relacionadas ao cargo e não informações desnecessárias ou discriminatórias? O gerente de Fabiano o chamou para dizer que no dia seguinte acontecerão algumas entrevistas para preencher algumas vagas do supermercado. O gerente o convidou para participar, mas antes gostaria de saber o quanto Fabiano tem noção sobre o conteúdo de uma entrevista e pediu que ele formulasse algumas perguntas.

Fabiano rascunhou as perguntas abaixo e antes de mostrar para o gerente levou até você para ajudá-lo corrigindo ou opinando sobre o que pode ou o que não pode perguntar em uma entrevista de emprego.

1. Onde você nasceu?

2. Você pertence a algum clube, organização, sociedade ou fraternidade?

3. Como você se descreveria?

4. O que é mais importante: o salário que podemos pagar ou o tipo de cargo que podemos oferecer?

5. Quantos filhos você tem?

6. Qual é a sua religião?

7. Por que eu deveria contratá-lo para este cargo?

8. Tem alguma doença crônica ou deficiência?

9. Você está grávida ou pretende engravidar logo?

10. Você já foi preso (a)?

 


Assim, analise as perguntas acima e aponte na frente se é correta ou incorreta, justificando a sua resposta 

no caso das incorretas. (Responder em formato de questionário.)

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Análise das perguntas formuladas por Fabiano Silva: 1. Onde você nasceu? - Incorreta. Essa pergunta não tem relação com o cargo e pode ser considerada discriminatória, pois pode levar a julgamentos baseados em preconceitos geográficos. 2. Você pertence a algum clube, organização, sociedade ou fraternidade? - Incorreta. Essa pergunta não tem relação com o cargo e pode ser considerada discriminatória, pois pode levar a julgamentos baseados em preconceitos sociais. 3. Como você se descreveria? - Correta. Essa pergunta pode ajudar a entender a personalidade do candidato e como ele se enxerga. 4. O que é mais importante: o salário que podemos pagar ou o tipo de cargo que podemos oferecer? - Incorreta. Essa pergunta pode ser considerada discriminatória, pois pode levar a julgamentos baseados em preconceitos financeiros. 5. Quantos filhos você tem? - Incorreta. Essa pergunta não tem relação com o cargo e pode ser considerada discriminatória, pois pode levar a julgamentos baseados em preconceitos familiares. 6. Qual é a sua religião? - Incorreta. Essa pergunta não tem relação com o cargo e pode ser considerada discriminatória, pois pode levar a julgamentos baseados em preconceitos religiosos. 7. Por que eu deveria contratá-lo para este cargo? - Correta. Essa pergunta pode ajudar a entender as habilidades e experiências do candidato e como elas se relacionam com o cargo. 8. Tem alguma doença crônica ou deficiência? - Incorreta. Essa pergunta pode ser considerada discriminatória, pois pode levar a julgamentos baseados em preconceitos de saúde. 9. Você está grávida ou pretende engravidar logo? - Incorreta. Essa pergunta não tem relação com o cargo e pode ser considerada discriminatória, pois pode levar a julgamentos baseados em preconceitos de gênero. 10. Você já foi preso(a)? - Incorreta. Essa pergunta pode ser considerada discriminatória, pois pode levar a julgamentos baseados em preconceitos criminais. Portanto, das perguntas formuladas por Fabiano Silva, apenas as perguntas 3 e 7 são corretas. As demais são incorretas por não terem relação com o cargo ou por serem consideradas discriminatórias.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais